Até o final da manhã desta sexta-feira, 29, de acordo com a secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social, Lindsay Amaral, apenas três famílias vitimas das fortes chuvas que atingiram Juazeiro nesse mês de janeiro se encontravam ainda alojadas na Escola José Pereira no bairro Itaberaba. O retorno aos seus lares foi monitorado após visitas domiciliares realizadas pelas equipes do CRAS Itaberaba, Defesa Civil e os próprios moradores, para que eles pudessem retomar a sua rotina.
“As famílias têm recebido acompanhamento de Assistentes Sociais, Psicólogos, Educadores Sociais e monitores, além de cadastro de dados e registro de suas necessidades. Com as crianças e adolescentes acolhidas na escola realizamos atividades lúdicas e sócio-educativas, além de toda a assistência psicológica”, informou a gerente de Proteção Social, Jussara Rêgo.
Desde o momento em que tiveram que ser abrigadas na escola, a Secretaria também tem realizado a distribuição de alimentos, roupas, sapatos, material de higiene e pessoal, acompanhamento médico, além do encaminhamento para retirada da segunda via dos documentos perdidos. “Todas as famílias foram cadastradas junto ao CRAS. Quem já voltou para sua casa levou junto tudo que distribuímos colchões, roupas, alimentação e material de higiene para que possam realizar a limpeza dos seus lares. Queremos lembrar que continuaremos com o apoio necessário a essas pessoas até que possam retomar a sua vida com o mínimo de dignidade”, informa Lindsay Amaral.
O volume de chuva que atingiu o município na última semana chegou a 328mm, deixando 50 famílias desabrigadas, um total de 162 pessoas, entre jovens, adultos, crianças e idosos.
3 comentários
30 de Jan / 2016 às 06h25
Parabéne sec. Lindsay,agiu rápido e com competência população do bairro agradece
31 de Jan / 2016 às 08h20
Infelizmente esse apoio chegou tarde, pois as familias quase morreram na enchente e nenhuma autoridade apareceu. Sou morador do bairro, perdi quase tudo em casa e ate esse momento nao apareceu ninguem para auxiliar. Perdi roupas,moveis, alimentos e perdas de documentos. Uma vergonha de ser juazeirense e nao ter apoio do poder publico.
31 de Jan / 2016 às 08h31
A cidade se acaba com tantos buracos, alagamento, falta energia, e o abastecimento de agua nao tem qualidade, com pessoas a todo momento adoecendo e buscando atendimento na Upa. Um caos total, pois o prefeito se preocupou mais com o carnaval do que com as pessoas que sofriam alagamento no bairro Itaberaba e demais localidades. Absurdo esse descaso e abandono!!!!