A mobilização conta com mutirão de limpeza e campanha de conscientização na cidade
As estudantes de escola pública Gabriella Amaral, (14 anos); Maria Helena Carvalho, (15 anos); Melâne Pereira, (16 anos), e as irmãs Débora e Deise Souza, (16 anos) de bairros de Juazeiro, partiram para uma tarefa cuja ideia não é nova, mas a ação é importante e deve ser sempre renovada na cidade. Segundo as organizadoras, o movimento que pretende envolver a sociedade, para uma ação de limpeza e conscientização sobre a preservação das margens do Rio São Francisco, deve contar com “o apoio de todo mundo”.
O movimento em favor do “Velho Chico”, principalmente dos pontos turísticos às margens do rio, como Angarí e a Orla, será realizado neste sábado, dia 30, a partir das 08 horas, tendo como trajeto a Avenida Carmela Dutra até às imediações das Orlas I e II. Para a estudante Gabriella Amaral, Juazeiro já teve movimentos semelhantes, o que motivou para que ela e suas colegas de escola fizessem também uma ação como essa.
“Ainda quando eu estudava no Paulo VI, antes de cursar o ensino médio, eu já percebia esses movimentos de limpeza às margens do rio, e isso nos motivou a fazer também, o que é uma obrigação de cada cidadão e cidadã, no mínimo manter a cidade limpa, e preservar às margens do nosso rio, não deixando o seu lixo chegar ao Rio São Francisco, que é um patrimônio de todos”, disse, acompanhada por Melâne e Maria Helena.
“Nós sabemos que às margens do rio não estão tão sujas assim, até porque, vieram às chuvas, e o lixo que se encontrava lá a chuva já levou para dentro do rio”, lamenta Helena, acreditando, que não basta apenas limpar, é preciso manter limpo. “É preservar às margens do nosso rio, que há pouco tempo vinha sofrendo com a falta de chuvas, e ainda ignorado pela própria população”, disse a estudante.
A iniciativa das estudantes em realizar o mutirão de limpeza despertou a atenção do poder público, que através das secretarias de Desenvolvimento e Igualdade Social (SEDIS), Serviços Públicos (SESP) e Cultura e Juventude (SECJU), está apoiando o movimento. “Contamos com a ajuda da população juazeirense para nos mobilizarmos por tal causa, seja direta ou indiretamente”, concluiu Helena.
Por Paulo Carvalho
2 comentários
29 de Jan / 2016 às 13h40
Fico feliz quando os jovens estão presentes. Deus abençoe essas meninas. Que sirva de exemplo para umas antas velhas que só sabem reclamar
29 de Jan / 2016 às 18h46
PARABÉNS A ESSAS JOVENS LINDAS...!!! A NATUREZA AGRADECE...!!! Abraços de Acordadinho.