Dentro do cronograma diário de ações da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) de Juazeiro, a Gerência de Limpeza iniciou esta semana os trabalhos de mutirão no bairro Jardim Vitória. Mais de 20 agentes atuam no local com serviços de capina, varrição e recolhimento de lixo. As ações foram iniciadas pela Avenida Ayrton Senna.
O gerente de Limpeza, Jorge Medrado, destaca que as equipes realizam periodicamente ações de mutirão de limpeza e varrição na cidade. Contudo, o excesso de chuva, aliado à quantidade de lixo e de resíduos lançados de forma irregular nestes locais, concorreram para bloquear o escoamento das águas, agravando a situação. "Nós realizamos sempre esse serviço, mas a população também pode ajudar a evitar os alagamentos, pois um dos motivos disso é a obstrução dos pontos de escoamento com lixo", explicou Jorge.
Moradora há três anos da rua Gerson Leopodino de Assis, Grace Vieira destacou que os serviços são importantes não só pela estética do bairro, mas pela saúde dos moradores, pois evita a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Grace ainda ressalta que diante das chuvas que caem na região nesse mês de janeiro, a população deve se conscientizar quanto ao descarte irregular de lixo. "Lugar de lixo é no lixo e não em qualquer lugar. É preciso entender que jogar o lixo em locais inapropriados o resultado é o pior possível para moradores e para o meio ambiente", disse Grace.
Feliz com o mutirão de limpeza no seu bairro, a moradora da Rua Adão Pereira há 22 anos, Ivanilda Alves, também chama à atenção para o descarte de lixo nas ruas, provocando alagamentos, entupindo bueiros e fazendo com que os canais transbordem. "Quando isso acontece, as pessoas correm maior risco de pegar doenças, já que as águas sobem e carregam o lixo para ruas e casas. A população precisa colaborar com a Prefeitura, pois a limpeza é feita sempre aqui no Jardim Vitória, não tenho do que reclamar. Isaac é um prefeito que se preocupa com o povo, que trabalha para o povo, e isso faz toda a diferença", enfatizou Ivanilda.
As demais regiões da cidade estão recebendo serviços de varrição, como as ruas José Petitinga, Princesa Isabel, do Paraíso, área central e Orla Fluvial, além dos bairros Itaberaba, Antônio Guilhermino, Tancredo neves, Dom José Rodrigues e em torno da Ceasa. Também recebem os cuidados de conservação e limpeza o Parque Lagoa de Calu, as avenidas Flaviano Guimarães, Adolfo Viana, Santos Dumont, Raul Alves e Travessa da Maravilha.
Ascom/Juazeiro
5 comentários
28 de Jan / 2016 às 22h16
o bairro castelo branco tá precisando de um multirao desse faz tempo a mais de 3 anos não vemos uma ação desse tipo em nosso bairro.
28 de Jan / 2016 às 22h16
o bairro castelo branco tá precisando de um multirao desse faz tempo a mais de 3 anos não vemos uma ação desse tipo em nosso bairro.
29 de Jan / 2016 às 12h34
Está havendo mutirão somente na avenida principal, pois as ruas do bairro nada de limpeza.
29 de Jan / 2016 às 15h50
É muita enganação.
29 de Jan / 2016 às 15h52
É competência do município: XXI- fiscalizar os quintais e terrenos baldios, notificando os proprietários a mantê-los asseados, murados e com as calçadas correspondentes a suas testadas devidamente construídas, sob pena de execução direta pela administração e sem prejuízo de sanções previstas em lei e cobrança do custo respectivo ao proprietário omisso. XXII- fiscalizar e exigir dos proprietários de imóveis urbanos, a conservação e o bom estado das calçadas correspondentes as suas testadas, sob pena de execução direta pela administração e sem prejuízo de sanções previstas em lei, e cobrança do custo respectivo ao proprietário omisso. (Lei orgânica municipal, Cap. V, art 10, publicado em 2009) Gostaria que algo fosse feito em relação à calçada dos dois blocos de condominio, e também em relação ao Clube SINSERP, que não têm calçada, quem mora de frente para os muros se sente prejudicado pois não é feita a manutenção regular do mato e do lixo. Não sei se o Sinserp é da prefeitura, se for, a própria administração infringe a lei orgânica do município, se não for,a administração é omissa. Lei é Lei, ou não é?