Geraldo,
Já tem um tempo que venho querendo escrever para você sobre esse assunto: O cuidado com os animais, enfatizando o cuidado com cavalo e jumento.
Os donos (não todos), temos que reconhecer que alguns donos os tratam muito bem, mas tem outros que os tratam apenas como se tivessem que servir a ele e depois que chega em casa larga o animal muitos não dão água, comida e o deixa sem abrigo do sol ou chuva.
Passando pela cidade, na época que aqui estava muito quente sempre via cavalos e jumentos presos por uma corda ao sol, sem que o animal pudesse procurar um local ao abrigo do sol. Andando pela cidade vi cavalos, jumentos presos em baixo de chuva. Muitos podem achar que isso é besteira, que eles não necessitam de abrigos ou serem bem tratados. Mas do mesmo modo que sentimos frio, calor os animais também sentem frio, calor e não merecem ficar no sol forte ou na chuva.
Merecem ser bem tratados, afinal muitos deles são usados para carregar o dia todo coisas pesadas de um lado para outro, e no final só precisam ser bem tratados com comida, água e abrigo do sol ou chuva. É só isso, escrevi isso com a intenção de tentar alertar e conscientizar os donos para que se trate bem todos os animais, eles nos ajudam em muitas coisas, temos que saber retribuir isso.
Atenciosamente,
Karol
Imagens da Internet
4 comentários
25 de Jan / 2016 às 13h17
Parabéns karol, vc estar certa.
25 de Jan / 2016 às 14h42
Karol, tem um Deputado na Bahia que estar lutando pelos direitos dos animais de carga, vamos torcer que a lei criada por ele, seja aprovada.
25 de Jan / 2016 às 16h09
Se valer apena anunciar ou denunciar aqui neste meio de comunicação tão respeitado ,quero pedir ajuda para um jumento que fica preso no residencial são Francisco, precisamente no bloco 28. ele fica amarado com uma corrente pesada no pescoço 24 horas.muitas vezes sem água e sem alimentação ao sol e chuvas,neste periodo que esta chovendo passo lá em frente e dar vontade de chorar por ver o tal jumento lá na frente sem nem uma proteção e tambem sem alimentação.Ja falei com alguns dos vizinho para denunciar mais os mesmo tem medo da dona. Fica aqui o meu pedido para que aquele coitado seja ajudado e quem sabe tenha mas proteção.Sem contar o fedor que fica nesta epoca de chuvas. Ficarei grata se alguem poder ajudar
26 de Jan / 2016 às 09h42
Na minha terra, certa vez, um Delegado fez um carroceiro puxar uma carroça de burro com excesso de peso, e o povo que estava presente aplaudiram o Delegado.Torcemos que alguma autoridade ajude esse pobre animal.