Farmacêuticos do HDM e UPAE ressaltam importância papel da Farmácia no ambiente hospitalar

Hoje, 20 de janeiro, quarta-feira, é comemorado o Dia do Farmacêutico. Aproveitando a importância da data, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP, ressaltam o serviço deste profissional no ambiente hospitalar.

O medicamento é fundamental para promoção e recuperação da saúde. A Atenção Farmacêutica possibilita maior aproximação do farmacêutico com o usuário, visando à adesão do tratamento farmacológico e ao alcance de resultados que melhorem a qualidade de vida do paciente.

O profissional farmacêutico se dedica a selecionar medicamentos mais seguros, eficazes e custo efetivos de acordo com as características do serviço. “Programamos adequadamente as aquisições, armazenamos os insumos farmacêuticos de acordo com as boas práticas, realizamos distribuição e transporte adequadamente de forma a garantir a manutenção da qualidade dos produtos, gerenciamento de estoques, dispensação e controle os medicamentos”, diz a farmacêutica da UPAE, Sâmara Viana Nascimento de Araújo.

“Na UPAE, além de contribuir com os órgãos fiscalizadores da qualidade dos produtos farmacêuticos, notificando qualquer desvio de qualidade detectado, também realizamos Atenção Farmacêutica, onde orientamos o paciente no que diz respeito à farmacoterapia aos pacientes ambulatoriais”, complementa Sâmara.

A farmácia da Emergência da UPAE conta com dois farmacêuticos e oito auxiliares. Já na farmácia satélite do Bloco Cirúrgico com um auxiliar.

Tanto na UPAE como no HDM, as Farmácias Satélites são localizadas no próprio setor da dispensação, o que proporciona uma assistência farmacêutica direta de uma forma que o paciente seja prontamente atendido. “Atualmente o Hospital Dom Malan possui duas unidades de farmácia satélite, uma no bloco cirúrgico e uma na sala de parto, Espaço Aconchego Dep. Osvaldo Coelho”, explica a coordenadora do setor no HDM, Denise Brecci de Oliveira.

“As farmácias satélites têm o objetivo de garantir uma maior rapidez na entrega dos medicamentos e materiais para os pacientes, com controles rigorosos dos estoques. Uma de suas características principais é a descentralização dos serviços prestados, oferecendo uma agilidade no fornecimento de materiais e medicamentos e permitindo uma maior interação entre a farmácia e o setor atendido”, pontua Denise.

“As farmácias satélites do HDM possuem a supervisão diária de um farmacêutico, possibilitando assim, a existência de assistência adequada que leva à racionalização e ao controle do estoque de medicamentos. Com isso, os medicamentos são distribuídos conforme as quantidades que realmente serão utilizadas pelos pacientes, evitando formação de estoques desnecessários no setor e possíveis desperdícios”, finaliza a coordenadora.  

Asscom