Farmacêuticos do HDM e UPAE ressaltam importância papel da Farmácia no ambiente hospitalar

Hoje, 20 de janeiro, quarta-feira, é comemorado o Dia do Farmacêutico. Aproveitando a importância da data, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP, ressaltam o serviço deste profissional no ambiente hospitalar.

O medicamento é fundamental para promoção e recuperação da saúde. A Atenção Farmacêutica possibilita maior aproximação do farmacêutico com o usuário, visando à adesão do tratamento farmacológico e ao alcance de resultados que melhorem a qualidade de vida do paciente.

O profissional farmacêutico se dedica a selecionar medicamentos mais seguros, eficazes e custo efetivos de acordo com as características do serviço. “Programamos adequadamente as aquisições, armazenamos os insumos farmacêuticos de acordo com as boas práticas, realizamos distribuição e transporte adequadamente de forma a garantir a manutenção da qualidade dos produtos, gerenciamento de estoques, dispensação e controle os medicamentos”, diz a farmacêutica da UPAE, Sâmara Viana Nascimento de Araújo.

--------- MATÉRIA CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ---------
https://cafepingafogo.com.br/2022/


“Na UPAE, além de contribuir com os órgãos fiscalizadores da qualidade dos produtos farmacêuticos, notificando qualquer desvio de qualidade detectado, também realizamos Atenção Farmacêutica, onde orientamos o paciente no que diz respeito à farmacoterapia aos pacientes ambulatoriais”, complementa Sâmara.

A farmácia da Emergência da UPAE conta com dois farmacêuticos e oito auxiliares. Já na farmácia satélite do Bloco Cirúrgico com um auxiliar.

Tanto na UPAE como no HDM, as Farmácias Satélites são localizadas no próprio setor da dispensação, o que proporciona uma assistência farmacêutica direta de uma forma que o paciente seja prontamente atendido. “Atualmente o Hospital Dom Malan possui duas unidades de farmácia satélite, uma no bloco cirúrgico e uma na sala de parto, Espaço Aconchego Dep. Osvaldo Coelho”, explica a coordenadora do setor no HDM, Denise Brecci de Oliveira.

“As farmácias satélites têm o objetivo de garantir uma maior rapidez na entrega dos medicamentos e materiais para os pacientes, com controles rigorosos dos estoques. Uma de suas características principais é a descentralização dos serviços prestados, oferecendo uma agilidade no fornecimento de materiais e medicamentos e permitindo uma maior interação entre a farmácia e o setor atendido”, pontua Denise.

“As farmácias satélites do HDM possuem a supervisão diária de um farmacêutico, possibilitando assim, a existência de assistência adequada que leva à racionalização e ao controle do estoque de medicamentos. Com isso, os medicamentos são distribuídos conforme as quantidades que realmente serão utilizadas pelos pacientes, evitando formação de estoques desnecessários no setor e possíveis desperdícios”, finaliza a coordenadora.  

Asscom