O programa Geraldo José desta quarta-feira (13) entrevistou, pela primeira vez, o atual superintendente da Codevasf, em Juazeiro, José Hailton de Oliveira. Na oportunidade, o superintendente esclareceu como a Codevasf está investindo os recursos em obras para diminuir os efeitos da crise hídrica na região.
“Quanto a crise hídrica, nós temos conhecimento das dificuldades que os produtores estão passando. Os produtores estão se lamentando pedindo ajuda através de canais de aproximação e de bombas. Já fizemos isso, agora isso vai ficar mais difícil por que entramos no período eleitoral e as doações não poderão ser mais feitas. Mas até o dia 30 desse mês nós daremos mais de 30 mil metros de tubos”, disse.
Sobre a demora na instalação dos flutuantes no perímetros irrigados, José Hailton ressaltou que até a próxima semana os trabalhos de instalação dos equipamentos serão retomados. “Nossa superintendência fez um contrato com um determinada empresa que atrasou entrega dos flutuantes. Mas recentemente já recebemos todos e já foram colocados em todas as localidades que serão instalados. A partir de segunda-feira serão instalados dois em Maniçoba e no final do mês no projeto Pedra Branca em Curaçá. Está chovendo em Minas Gerais acredito que não precisaremos dos flutuantes, mas estamos preparados se por acaso precisar dos flutuantes para os produtores continuarem produzindo”, pontuou.
O superintendente da Codevasf também comentou sobre a situação financeira da instituição. “Quando eu assumi a superintendência encontrei uma greve da empresa de vigilância da AVI. Conversei com todos os funcionários e pedi para que eles voltassem ao trabalho que com três dias iriam receber e receberam. Nós temos hoje uma pendência com a empresa Hidrosondas. Nós estamos esperando uma posição do Ministério da Integração até o dia 25 desse mês para resolver o problema no projeto Pedra Branca e em Rodelas. Tinha um atraso muito grande com a Coelba, CGB e DrenoVale e foi pago”.
De acordo com José Hailton em 2016 a Codevasf pretende inaugurar obras de saneamento em diversas cidades que dependem do Rio São Francisco com o intuito de contribuir com a revitalização do Velho Chico. “Até o mês de março estaremos entregando o serviço de esgotamento sanitário em Rodelas. Em Pilão Arcado também iremos entregar um projeto, estamos esperando a liberação de documentos. Essa obra foi no valor de R$ 7 milhões. Estamos trabalhando em Mirangaba e vamos relicitar o projeto para Uburanas. As ações, realmente, são poucas para o que o Rio São Francisco proporciona a população", conluiu.
Da redação Alinne Torres/ Fotos Geraldo José
4 comentários
14 de Jan / 2016 às 06h13
Ainda bem que desviaram os flutuantes de Pedra Branca pra maniçoba pra nos atender.
14 de Jan / 2016 às 06h14
Ainda bem que desviaram os flutuantes de pedra branca pra nos atender.
14 de Jan / 2016 às 08h40
Gosto do jeito simples desse senhor.
14 de Jan / 2016 às 10h11
Os flutuantes não foram desviados. Atenderão Maniçoba, Curaçá e Pedra Branca.