Crianças são atendidas pelo oftalmologista na 1ª Edição da Caravana da Saúde e serão beneficiadas com óculos de grau

Durante a primeira edição do programa Caravana da Saúde, realizado na última quarta-feira (06), no bairro Tabuleiro, a prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Univasf, atendeu mais de 50 crianças em idade escolar na área de oftalmologia. A mãe do estudante, Lucas Silva, de 13 anos, Maria Melo, acompanhou o filho durante a consulta e ficou contente com a oportunidade que promete melhorar a qualidade de aprendizado do garoto. "Muito importante esse projeto em nosso bairro. Eu nem sabia que meu filho precisava de óculos e fico feliz em saber que logo teremos a armação de graça. Muito feliz por essa iniciativa", disse a dona de casa.

O trabalho conjunto realizado entre as secretarias de Saúde, Educação e Univasf teve o objetivo de melhorar o desenvolvimento escolar da criança na sala de aula, além de reduzir a fila de espera por consultas especializadas na rede Municipal de Saúde. Além da área de oftalmologia, a Caravana atendeu cerca de 500 pessoas nas especialidades de ortopedia, cardiologia, ginecologia, agendamento de cirurgia, eletrocardiograma e coleta de exames laboratoriais.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Dalmir Pedra, identificar problemas como o de visão pode melhorar o rendimento das crianças na sala de aula. "Se o aluno tem algum problema que interfere no seu aprendizado ele não gosta de ir à escola. A ação serve para dar assistência adequada aos nossos pacientes. Estamos programando ainda esse mês à entrega dos óculos, dessa forma levaremos mais qualidade de vida às crianças e os pacientes assistidos", pontuou o titular da pasta.

Os pacientes que foram diagnosticados com a necessidade de utilizar óculos para correção, após passarem por triagem, receberão as armações gratuitamente até o final do mês de Janeiro. A Caravana da Saúde acontece toda quarta-feira das 8h às 14h. Além do Tabuleiro, em janeiro também serão atendidas as comunidades de Maniçoba, Itamotinga e Jardim Vitória/ Penha.

Ascom/Juazeiro