Com o início do período das chuvas a Secretaria de Saúde alerta a população de Juazeiro para adoção de medidas preventivas com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito da dengue. De acordo com o diretor de Vigilância e Promoção à Saúde, Klynger Farias, a dengue só é combatida com a união de esforços entre o poder público e a sociedade. "Se cada um fizer sua parte teremos êxito nesse combate", afirma Farias.
O Programa de Controle a Muriçoca e a Dengue (Aedes Aegypti), tem sido realizado pela Secretaria de Saúde de Juazeiro semanalmente nos bairros e nos canais que cortam a cidade. A ação – que vai desde a aplicação do larvicida, inseticidas até a passagem do carro fumacê em todo o município – atinge canais, vegetação, fossas, dentre outros ambientes onde existem focos de larvas e da muriçoca.
As equipes técnicas trabalham com o fumacê das 18h às 20h30 em 54 áreas divididas no município, onde atuam na eliminação dos focos, bem como o controle e o trabalho de orientação junto à comunidade. A ação é realizada em vistorias diárias, casa a casa, na zona rural e urbana.
Outra medida da secretaria foi a criação do Denguezapp, para que a população envie fotos e vídeos de possíveis focos do mosquito transmissor da Dengue. As denúncias são repassadas para as equipes de combate às endemias, que fazem a vistoria nos locais indicados pelos contatos via What's App. O número do serviço é (74) 9 9198-3057.
COMO COMBATER O MOSQUITO DA DENGUE
Além das ações do poder público, a população também pode e deve colaborar para evitar a proliferação do mosquito. Evitando acúmulo de água da chuva em recipientes como pneus, tampas de garrafas e não acumular materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios.
CASOS EM JUAZEIRO
No ano de 2015 foram confirmados 413 casos de dengue. Neste ano, até o momento nenhum caso foi registrado. Da Chikungunya em 2014 foram 8 casos confirmados e em 2015 foram 17 (8 descartados e 9 em investigação). Em relação a Zika 30 casos suspeitos em 2015, mas todos foram descartados. Os dados atuais são diferentes do ano de 2008, quando Juazeiro teve uma epidemia e foram notificados 4.476 casos de dengue e 2.967 confirmados.
A Secretaria de Saúde ainda destaca que, além do What's App, a população poderá entrar em contato através do disk denúncia 74 3612-3763.
Ascom/Juazeiro
3 comentários
08 de Jan / 2016 às 07h36
diante do texto acima, é inevitável não comentar o descaso desta gestão para com todo o sistema epidemiológico em juazeiro; Falta de material, fardamento de péssima qualidade, contratação írregular infringindo a lei 12994 de 2015, assedio moral, o não pagamento de benefícios vindos de repasse do governo federal e tantas outras mazelar. Será uma cina de juazeiro nunca ter tido um secretário de saúde compromissado com a população e os profissionais de saúde ou porque esta pasta é uma caixa registradora aberta, coisa que não ocorre na educação devido a severa fiscalização dos recursos e sua aplicação.
08 de Jan / 2016 às 07h44
Pura hipocrisia. Os agentes de emdemias que fazem um trabalho bonito na cidade, não são reconhecidos pela gestão. Péssimo salário, não tem material de trabalho, Até uma gratificação do mês de julho 2015 não foi pago.
08 de Jan / 2016 às 08h16
SÓ E AS CHUVAS CHEGAREM EM NOSSA REGIÃO QUE POR SINAL E MUITA BEM VINDA QUE A SECRETARIA VEM A PÚBLICO ORIENTAR O POVO EM RELAÇÃO AO RISCO DA DENGUE,VAMOS LÁ MEU POVO ESSE TRABALHO TEM O ESFORÇO DIRETO DO TRABALHADOR DO SETOR DE EDEMIAS E O AGENTE DE SAÚDE QUE POR SINAL E MUITO MAL VALORIZADO DESDE QUE ESSA TRUPE ENTROU NESSA PREFEITURA SI UMA SIMPLES PREMIAÇÃO FOMOS ROUBADOS IMAGINE O RESTO MIM POUPE SECRETARIA ACHAM QUE OS TRABALHADORES SÃO OTARIOS?????????????