Durante a sessão da Câmara Municipal desta terça-feira (15), o vereador Professor Gilmar Santos (PT), representante do Mandato Coletivo, voltou a cobrar da Prefeitura de Petrolina a instalação de banheiros e bebedouros públicos em locais de grande circulação da cidade. Por meio do Requerimento nº 0173, o parlamentar solicitou ao prefeito Simão Durando informações detalhadas sobre a quantidade, o funcionamento e a localização atual desses equipamentos. A demanda é direcionada à Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, comandada por Rodrigo Jacobina.
O vereador questiona se há previsão para a instalação ou ampliação de banheiros e bebedouros, especialmente em áreas como o centro da cidade, terminais de ônibus, orla, praças e feiras livres. “Estamos em um dos municípios mais quentes do país. Petrolina tem a terceira maior população de Pernambuco e uma grande parcela vive em situação de pobreza ou extrema pobreza. Muitas pessoas precisam se deslocar para o centro, mas quando procuram um bebedouro público, simplesmente não encontram”, destacou o Professor Gilmar.
Ele lembrou que esta é a quinta vez que faz a solicitação, sem resposta efetiva da gestão municipal. O vereador também criticou a decisão da Prefeitura de doar à Fundação Nilo Coelho um imóvel público na orla que deveria funcionar como banheiro, mas foi inaugurado e logo abandonado. Agora, a estrutura será repassada para funcionar como loja de artesanato.
“Por que é a Fundação Nilo Coelho que vai receber essas doações? Como funciona esse critério? A população precisa de equipamentos públicos básicos. Com todo respeito ao trabalho que a Fundação desenvolve, ela já administra diversos empreendimentos”, questionou Gilmar. Ao encerrar sua fala, o vereador pediu à gestão do prefeito Simão Durando que assegure o direito à cidade, garantindo o acesso a banheiros e bebedouros públicos e tratando os investimentos em infraestrutura com mais responsabilidade e compromisso social.
0 comentários