A Diretoria do Sindicato dos Docentes da Univasf (SINDUNIVASF) manifesta veemente repúdio à aprovação do Projeto de Decreto Legislativo nº 025/2025 pela Câmara Municipal de Petrolina, que concedeu a Medalha de Honra ao Mérito Legislativo Dom Malan ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Tal decisão representa um lamentável desserviço à cidade e à sua população.
Em um município que enfrenta inúmeros desafios sociais, econômicos e estruturais, é inadmissível que os vereadores optem por desperdiçar seu tempo – e, por consequência, recursos públicos – para homenagear uma figura pública marcada por uma trajetória de autoritarismo, golpismo, negacionismo, racismo, misoginia, homofobia e xenofobia, especialmente contra o povo nordestino. Não bastasse isso, trata-se de um político envolvido em escândalos de apropriação indevida de bens públicos, como no caso das joias vendidas no exterior.
É inaceitável que a mais alta honraria legislativa municipal seja entregue a alguém condenado por abuso de poder político e, mais recentemente, tornado réu por tentativa de subversão da ordem democrática. Relembre-se que o ex-comandante do Exército, general Freire Gomes, e o ex-comandante da Aeronáutica, Carlos Baptista Júnior – ambos nomeados durante seu governo – confirmaram à Polícia Federal a presença de Bolsonaro em reunião onde foi discutida uma minuta golpista.
A homenagem promovida pela Câmara de Vereadores de Petrolina ocorre, de forma escandalosamente oportunista, no exato momento em que Bolsonaro começa a ser julgado pela tentativa de golpe que culminou na criminosa invasão das sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023. A iniciativa, além de inoportuna, revela um abismo moral entre o legislativo municipal e os princípios democráticos consagrados em nossa Constituição.
Por fim, destacamos e parabenizamos o posicionamento ético e corajoso do vereador Gilmar Santos, o único a votar contra essa afronta à democracia. Sua atitude digna contrasta com a vergonha protagonizada pela maioria da Câmara Municipal e merece o reconhecimento público de todos os que defendem a legalidade, a justiça e a liberdade.
Petrolina, 05 de abril de 2025.
Diretoria da SINDUNIVASF
1 comentário
07 de Apr / 2025 às 16h27
Se o município "enfrenta inúmeros desafios sociais, econômicos e estruturais" como esse sindicato infirma o que Bolsonaro tem a ver com isso. Uma vergonha um sindicato que representa um órgão federal de suma importância para a região vir lançar ao vento uma desinformação dessa. Só para lembrar a este sindicato que no mandato de Bolsonaro mais de "UM BILHÃO DE REAIS" fii injetado em Petrolina coisa que nunca tinha acontecido isso. Foi com ele que foram construídos os viadutos do Cassimiro e José e Maria, duplicação da BR 428 e outras obras.