IFSertãoPE realiza aula inaugural do curso de Licenciatura em Filosofia

O campus Petrolina Zona Rural do IFSertãoPE realiza, no próximo dia 14 de abril, a aula inaugural do curso de Licenciatura em Filosofia.

A solenidade marca o início da turma pioneira do curso, primeiro do Brasil a ser ofertado por um Instituto Federal.

A aula inaugural acontece no auditório do Centro Cultural Dom Bosco, às 19h, e tem em sua programação a assinatura do Termo de Cooperação entre o IFSertãoPE e a Diocese de Petrolina, com as presenças do reitor Jean Carlos Alencar e do bispo Dom Antônio Carlos Santos, para realização das aulas do curso de Licenciatura em Filosofia no Colégio Dom Bosco.

--------- MATÉRIA CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ---------
https://cafepingafogo.com.br/2022/


Em seguida, os professores Gabriel Kafure e Pedro Augusto Buarque farão a apresentação do curso. A solenidade terá ainda três palestras: "Ensino de Filosofia entre a pluralidade e o mundo: sobre o lugar da filosofia na Escola (de novo)", ministrada pelo professor Luis Lucas Dantas da Silva (IFPE); "Filosofia e Educação: Uma relação necessária", ministrada pelo professor Rafael Lucas de Lima (UPE) e "Sobre a scala amoris e o lugar do amor interpessoal no discurso diotímico-socrático do Banquete", apresentada pelo professor João Marcelo Silva da Rocha (IFBA).

Para o coordenador do curso, Gabriel Kafure, é uma grande alegria e emoção trazer à luz o curso de Licenciatura em Filosofia do campus Petrolina Zona Rural. "Este curso é fruto de uma grande articulação inovadora que coloca o IFSertãoPE como precursor do que venho chamando de 'multiversidade', uma vez que a filosofia universaliza os saberes. No âmbito dos institutos federais, a filosofia pode promover uma multidiversidade de universalizações locais e regionais, de saberes orgânicos, ciência, conhecimentos interculturais em contato integrador com o filosofar. Além disso, pelo prisma sertanejo, podemos dizer que vão surgir novos filósofas e filósofos que pensam a partir de nossa localidade, o universo infinito do sertão".

A iniciativa do curso, que surgiu a partir do sucesso do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO), visa suprir a demanda regional por professores qualificados na área, tendo em vista que mais de 50% dos docentes que lecionam a disciplina não possuem a formação adequada. O curso, presencial e noturno, terá duração de quatro anos (oito semestres), com carga horária total de 3300 horas. Serão ofertadas 30 vagas anualmente, com ingresso via SISU e processo seletivo complementar.

redação redegn Foto Leitor da REDEGN