Uma manifestação organizada pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, com a participação do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), reuniu manifestantes neste domingo (30/3), em São Paulo, para protestar contra a possibilidade de anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro e aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro de 2023, em Brasília (DF).
O ato teve início na Praça Oswaldo Cruz, na região da Avenida Paulista, e seguiu em direção ao antigo DOI-CODI, em São Paulo, onde opositores da Ditadura Militar foram torturados e mortos por agentes do regime. Segundo os organizadores, aproximadamente 25 mil pessoas participaram da manifestação.
“Esse ato de hoje, antes de tudo, ele é muito simbólico, porque amanhã completa 61 anos do Golpe Militar de 1964, que instaurou uma ditadura nesse país. E nós estamos aqui defendendo a democracia, defendendo punição aos golpistas 61 anos depois, em memória das vítimas da ditadura, em memória daqueles que sangraram e deram suas vidas para que a gente pudesse estar aqui hoje”, afirmou Boulos.
O deputado federal também criticou Bolsonaro. “Quando se elegeu, ele disse que iria botar os vermelhos, o movimento social e a esquerda na cadeia ou na Ponta da Praia. Vocês se lembram? Mas o mundo gira e nós ainda vamos ter oportunidade de pegar a Comissão de Direitos Humanos da Câmara e levar a marmita da Cozinha Solidária pra ele lá na Papuda. Espera que esse dia vai chegar. Não tem anistia pra essa turma!”, afirmou.
O deputado federal disse que a extrema-direita tem boicotado e sabotado o atual governo federal e pautas populares, como a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil e o fim da escala de trabalho 6×1.
Bolsonaristas
Nas redes sociais, bolsonaristas minimizaram os atos realizados pela esquerda. Filho do ex-presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL) postou uma foto da Avenida Paulista com o movimento normal de um domingo e as hashtags “flopou” e “anistia já”.
“Obrigado, Boulos. A rua é nossa, a internet é nossa, o Congresso é nosso! Vai ser gigante dia 6/abril (domingo), às 14h, todos na Av. Paulista”, disse, convocando os seguidores para ato em defesa da anistia.
Fonte: Metrópoles Foto: Divulgação/Leandro Paiva
1 comentário
02 de Apr / 2025 às 10h02
Só bandidos clamam por anistia, gente covarde e burra que se deixa ser manipuladas por uma quadrilha de criminosos. Sem anistia.