Os estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI participaram, nesta quinta-feira (27), do primeiro aulão promovido pela unidade de ensino. A atividade, realizada no auditório do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco (Cetep), teve como objetivo preparar os alunos para as provas do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (Sabe), que avalia a educação na Bahia, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que avalia o ensino no Brasil.
No Paulo VI, as atividades preparatórias para as avaliações externas 2025 incluem, além dos aulões, os simulados e mini-aulões. "Desde o nosso planejamento, na Jornada Pedagógica, nós pensamos em intensificar as aulas, com foco nas avaliações externas Sabe e Saeb. Estamos realizando simulados e aulões bimestrais, mini-aulões e entregamos os descritores do Saeb a todos os professores, para trabalharmos com o mesmo foco: a aprendizagem do aluno e a melhoria dos resultados da escola", pontuou a coordenadora pedagógica da escola, Rosilda Carvalho dos Santos.
Aula diferenciada
Durante toda a manhã, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental tiveram um reforço das disciplinas de Português e Matemática, com base nos descritores orientados pelo Ministério da Educação. Os professores Talita Figueiredo (Português) e Ariston Martins (Matemática) trabalharam os gêneros textuais e conjuntos numéricos, respectivamente, de forma inovadora, usando música e dinâmicas.
A iniciativa foi aprovada pelos estudantes, que encontraram na atividade uma maneira mais divertida de reforçar seus conhecimentos. "O aulão foi muito legal e divertido, com música. Eu acho que consegui aprender bastante", disse Iorranderson Francisco.
Ascom Seduc/PMJ
0 comentários