A água é um recurso natural fundamental para a sobrevivência dos seres vivos no planeta terra. Mas ela é um recurso esgotável. Por isso, em 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 22 de março como o "Dia Mundial da Água", para lembrar à população mundial sobre a necessidade de preservá-la.
Em Juazeiro, para marcar a data, as escolas da rede municipal de ensino anteciparam as comemorações e realizaram uma série de atividades, nesta sexta-feira (21), com o objetivo de conscientizar os estudantes sobre a sua importância. As escolas realizaram desde atividades lúdicas com as crianças da Educação Infantil até visitas de campo a unidades de tratamento da água.
Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal 15 de Julho, visitaram a Estação de Bombeamento de Água da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), do polo irrigado de Maniçoba. "Nós agradecemos ao Distrito de Irrigação (DIM) pela oportunidade e parceria, e por compartilhar conhecimento com os nossos jovens. Conhecer o que é nosso também zelar pelo nosso lugar. Cuidar da água, cuidar do rio, é, também, uma forma de cuidar um pouco de cada um de nós", frisou a gestora da unidade escolar, Jamielle Dantas.
Na Escola Municipal Professora Atanilha Luz Araújo, em Massaroca, a data foi marcada por uma visita à Estação de Tratamento do SAAE no Distrito. Os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, guiados pela professora Raquel Silva e pela equipe do SAAE, aprenderam sobre a importância da água e sobre o trajeto que ela faz até chegar às torneiras das casas. Os alunos também distribuíram panfletos sobre o uso consciente da água.
A Escola Municipal Santo Antônio, no Projeto Curaçá (NH3), em Itamotinga, incluiu a temática nas atividades pedagógicas. "Com os alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, o nosso foco foi a leitura, a escrita e a interpretação de textos. Já com as turmas do 1º ao 2º ano, o foco foi a alfabetização, utilizando a temática da água, a partir do uso de metodologias diversificadas", contou a vice-gestora da Escola, Laura Belfort.
Nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI), o tema também foi trabalhado de forma lúdica. Para a faixa etária de 2 a 5 anos, os professores de escolas como a EMEI Maria de Lourdes do Vale Almeida, no NH3, e a EMEI Mariá Viana Tanuri, no Santo Antonio, estimularam os alunos a reconhecerem a importância da água para a vida e a necessidade de preservá-la.
Ascom/PMJ
0 comentários