O Ministério Público do Estado da Bahia homenageou, dia 10, o bicentenário da Polícia Militar do Estado, em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça. Um dia “histórico”, segundo o procuradora-geral de Justiça Pedro Maia, que registrou a importância da celebração e reconhecimento à corporação. “Essa bicentenária milícia de bravos, como diz o hino da força invicta, é motivo de orgulho e honra para todos os baianos”.
Diariamente, mais de 33 mil homens e mulheres se colocam à disposição da sociedade baiana, garantem aos cidadãos o direito de ir e vir, de transitar pelas vias, de estar em seus domicílios, de exercer as atividades, “com tranquilidade e com segurança”, ressaltou Pedro Maia, parabenizando cada policial militar que “labora para garantir a paz social e a segurança pública efetiva e de qualidade”.
Ele afirmou ainda que o relevante trabalho que o Ministério Público faz em prol da sociedade baiana acontece também “por ter na Polícia Militar um braço, um pilar fundamental para garantir a consecução dos seus objetivos e a entrega de seu resultado para a sociedade”.
O vice-governador do Estado, Geraldo Júnior, participou do evento, que teve a presença de diversas autoridades e de, aproximadamente, 300 integrantes da Polícia Militar. O comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho agradeceu a homenagem, registrou que a Polícia Militar da Bahia, desde que nasceu em 1825, todos os dias, “trabalha arduamente para proteger os cidadãos”. “Nos dedicamos a servir e proteger a sociedade e temos alcançado bons resultados”, disse ele, frisando a importância da parceria com o Ministério Público para um trabalho exitoso como o que ocorreu no Carnaval de Salvador, quando 11 milhões de pessoas estiveram nas ruas e não foi registrado nenhum homicídio nos circuitos da folia.
Chefe da Assistência Militar do MPBA, o coronel Gilberto Morbeck pontuou que, ao longo dos anos, o Ministério Público da Bahia, por meio da Assistência Militar, “construiu uma sólida e respeitosa trajetória de colaboração mútua baseada na confiança e no compromisso cristalino para uma sociedade mais protegida”. Segundo ele, essa parceria tem se consolidado a cada dia, gerando ações conjuntas de resultados expressivos para os cidadãos. Também lembrou que a Assistência Militar, por meio de sua expertise e do apoio da Polícia Militar, tem contribuído de maneira decisiva para o sucesso de diversas operações no estado. “Em reconhecimento e gratidão pela valiosa parceria e obstinada dedicação na promoção da segurança pública e ao fortalecimento das ações que garantem a ordem e o bem-estar da sociedade”, o PGJ Pedro Maia entregou uma placa de homenagem ao coronel Coutinho, recebendo em seguida um livro histórico de 200 anos da PMBA.
0 comentários