2025: Escolas municipais de Juazeiro e Petrolina e os desafios de climatizar as salas de aulas

Escolas municipais de Juazeiro e Petrolina e os desafios de climatizar as salas de aulas. Especialistas de saúde e educação apontam que o excesso de calor pode afetar diretamente no desempenho e na concentração dos alunos.

Em 2019, a REDEGN destacou este título numa reportagem enfatizando os desafios de climatizar e humanizar as escolas públicas do Estado da Bahia, especialmente Juazeiro e o Vale do São Francisco, Petrolina. 

Seis anos depois os dois municípios, Juazeiro e Petrolina enfrentam rigorosos dias de sol abrasador e a temperatura atinge mais de 36 graus, com a sensação térmica acima dos 40 graus e os alunos e a comunidade cobram todos os anos a necessidade de os aparelhos de ar condicionado estarem funcionando nas salas de aula. 

--------- MATÉRIA CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ---------
https://cafepingafogo.com.br/2022/


As reivindicações são constantes. Em Petrolina, no mês de outubro do ano passado, por exemplo, alunos da Escola Municipal Paulo Freire cobraram climatização urgente da unidade de ensino. Confira REDEGN-absurdo falta climatização em salas de aula.

Em outra reportagem o destaque foi: Sete em cada dez salas das escolas públicas do país não são climatizadas, mostra Censo do Inep. Confira a situação de Juazeiro e Petrolina.

A REDEGN questionou na época solicitou informações as prefeituras de Juazeiro e Petrolina sobre quantas salas de aulas são climatizadas e se existe projeto para instalar e ou ampliar o número de ar condicionado na rede municipal de ensino. A Secretaria de Educação e Juventude de Juazeiro informou que 90% das 138 escolas municipais são climatizadas. As unidades restantes também já têm o projeto de climatização previsto, aguardando apenas ampliação de rede da Coelba para que seja executado.

Em Petrolina, a assessoria de imprensa informou que em 2016, cerca de 25% da rede municipal de ensino tinha ar condicionado nas salas de aulas "e que este ano 2023 atingiu 70%.  A meta é climatizar 100% das salas de aula até o ano final de 2024".

Detalhe: Um Projeto de Lei 4249/24 exige a instalação, nas salas de aula de escolas públicas, de aparelhos de ar condicionado, para refrigerar ou aquecer, conforme as particularidades locais. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Seis anos depois os desafios continuam.

Redação REDEGN Foto arquivo redegn