A Prefeitura de Juazeiro e o Governo do Estado avançam para recuperar e reativar o aeródromo de Juazeiro, localizado no Distrito de Itamotinga. Nesta quarta-feira (05), o prefeito Andrei Gonçalves, acompanhado de técnicos da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (SEINFRA), da Secretaria de Ordem Pública e Habitação, e do secretário de Meio Ambiente, Cláudio Leal, realizou uma visita técnica à área, marcando o início de estudos para viabilizar o retorno das operações no local.
A recuperação do aeródromo tem como objetivo garantir condições adequadas para pousos, decolagens e movimentação em superfície de aeronaves de pequeno porte, fortalecendo a infraestrutura de transporte da região. Além de fomentar o desenvolvimento econômico, a reativação do espaço ampliará a logística de deslocamento para setores estratégicos como o agronegócio.
Durante a visita, os técnicos avaliaram as condições da pista e das áreas adjacentes, analisando as intervenções necessárias para a recuperação do espaço. A engenheira da SEINFRA, Carmem Andrade, explicou a importância da visita técnica para o reconhecimento da área e as especificidades do aeródromo. "Solicitamos a presença da Secretaria de Meio Ambiente do município para alinharmos o licenciamento. Nosso papel é a regularização ambiental para a recuperação do aeródromo de Juazeiro. O engenheiro Alex fez a inspeção para viabilizar a obra neste local", destacou Carmem.
O prefeito comemorou a possibilidade de reativar o aeródromo de Juazeiro, como um local estratégico que possa atender produtores, clientes e toda a população local. "Contamos com o apoio do Governo do Estado para tornar esse projeto realidade e impulsionar ainda mais o desenvolvimento do Vale do São Francisco, incluindo novas oportunidades para a região", afirmou o gestor municipal.
A SEINFRA e demais secretarias envolvidas darão continuidade aos levantamentos técnicos e estudos de viabilidade para definir os próximos passos do projeto. A Prefeitura de Juazeiro seguirá empenhada em concretizar essa importante iniciativa, que contribuirá significativamente para o desenvolvimento do município e de toda a região do Vale do São Francisco.
Ascom/PMJ
3 comentários
06 de Feb / 2025 às 13h23
Juazeiro merece receber as visitas das autoridades Estaduais e Federais, recepcionando-as aqui dentro próprio Estado. Excelente ação do prefeito e do governo do Estado.
06 de Feb / 2025 às 16h09
Srs leitores e população Juazeirense. Segundo pessoas daquela comunidade, a estrutura pertence a CODEVASF, e, provavelmente teria sido feito para apoiar os agricultores da região, ficou desativado e, ao longo de muitos anos, não tenho tido conhecimento de falarem sobre assunto. O Senador e, ex governador Jaques Wagner, em 2007, ao assumir governo, falou que iria construir aeroporto pra não ter que descer em Petrolina ou em de particular, se referindo ao da Agrovale. Nos anos 80, teve medicação através da Companhia Baiana de Aviação, pra fazer um, atrás da Serra da Batateira, mas, construiram
06 de Feb / 2025 às 16h12
Mas, construíram bairro Parque Residencial, hoje, naquele local, aeroporto pista 500 metros, fica inviável. Esse existente em Itamotinga, nunca que sabia.ser será legal