Morre aos 87 anos o cantador de viola, poeta Lucas Evangelista

A cultura brasileira em especial dos cantadores de viola, os poetas repentistas amanheceram este sábado, com a informação da morte de João Lucas Evangelista, renomado poeta, cordelista, escritor e compositor, faleceu aos 87 anos. Internado desde o último sábado (18), ele foi transferido no domingo (19) para o Hospital do Coração, em Sobral, Ceará onde veio a óbito.

João Lucas Evangelista deixa um legado inestimável de amor e dedicação à cultura popular, além de sua esposa, Doralina, e suas filhas, Lindaléia e Márcia Linda.

Com uma trajetória dedicada à cultura, Mestre Lucas Evangelista é reconhecido como um mestre da cultura cearense. Agraciado em 2007 com o título de Mestre da Cultura pelo Governo do Estado do Ceará, sua significativa contribuição artística o tornou um ícone local, especialmente no universo do cordel e da viola.

Em 2012, Lucas Evangelista lançou o cordel e CD em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, com o título "A Visita de Luiz Gonzaga ao Padre Ciço Romão". 

Houve uma época que nas Feiras livres de todo Nordeste, o povo fazia roda para ouvir o poeta Lucas Evangelista. Chegava numa Kombi vermelha sempre vestido num conjunto de brim azul, chapéu na cabeça, uma vistosa barba, viola na mão, versos na mente e soltava a voz, cantando sua inspiração poética: “No sertão do Cariri / Certo tempo um fazendeiro / fez uma carta a meu padrinho / E mandou por um romeiro / Comprando um tostão de chuva / Ao padre do Juazeiro ...” Eram os versos do Tostão de Chuva.

 Nas feiras vendia folhetos, discos e fitas k7, ganhando o sustento, seu e de sua família. Ao longo de sua vida, Lucas Evangelista publicou centenas de romances e folhetos, muitos dos quais se tornaram parte da memória cultural nordestina. Sua obra também influenciou grandes nomes da música regional, como Frank Aguiar e bandas como Calango Aceso e Mastruz com Leite, que gravaram composições do mestre, ajudando a imortalizar suas criações.

A REDEGN se solidariza com a família e amigos neste momento de luto.

redegn Foto redes sociais