Mauriçola defende que o dia Mundial da Bossa Nova seja comemorado no dia do aniversário do juazeirense João Gilberto

Comemora-se hoje, 25 de janeiro, o Dia Nacional da Bossa Nova, um dos principais gêneros musicais brasileiros.

A data comemorativa foi definida pela Lei nº 11.926, de 17 de abril de 2009, durante o segundo governo do presidente da república Luís Inácio Lula da Silva.

O Dia Nacional da Bossa Nova é uma homenagem ao cantor, compositor e maestro Tom Jobim, que nasceu no mesmo dia. Jobim foi um dos músicos que mais difundiram o estilo musical. O maestro nasceu no ano de 1927 e morreu em 1994, aos 67 anos.

O que é Bossa Nova?

A Bossa Nova é um gênero musical brasileiro que surgiu no final da década de 1950 e que possui influências do samba e do jazz estadunidense. Criada por João Gilberto, a Bossa Nova marca uma ruptura com o estilo, som e atitude da música brasileira tocada nas rádios até aquele momento.

Antes da Bossa Nova, a música brasileira era marcada pelos excessos. O novo estilo musical propunha justamente o contrário: a simplicidade.

Para difundir a Bossa Nova, João Gilberto se uniu a músicos como Tom Jobim, Newton Mendonça, Carlos Lyra, Vinicius de Moraes e Nara Leão.

Veja abaixo as principais características da Bossa Nova:

Forma mais intimista de fazer música;

Tom de voz mais suave, quase sussurrando;

Voz mantendo diálogo com os instrumentos da música;

Letras sobre temas do cotidiano.

Durante entrevista no Programa Geraldo José (Rádio Juazeiro) na tarde desta sexta-feira (24) o compositor Maurício Dias (Mauriçola) defendeu que o Dia Mundial da Bossa Nova seja comemorado no dia do aniversário do juazeirense João Gilberto que nasceu em 10 de junho de 1931.

Confira a íntegra da entrevista no link abaixo:

Da redação Rede GN com informações do site Só Escola