IX Encontro de Saberes da Caatinga terá participação dos cantores Flávio Leandro e Neudo Oliveira

O IX Encontro de Saberes da Caatinga, prossegue nesta sexta-feira,  26 de janeiro de 2025 na Chapada do Araripe no Espaço Curart - Posto da Serra - Exu Pernambuco. O evento teve inicio dia 19. Nesta sexta-feira, a programação cultural consta apresentação do cantor e compositor Flávio Leandro e  Neudo Oliveira, a partir das 20hs.

Nesta sexta-feira (24), representantes do evento divulgaram um manifesto em defesa da Chapada do Araripe. O documento denuncia o projeto de ocupação da chapada pelo agronegocio com a finalidade de plantar milho e soja em áreas que deveriam ser destinadas a preservação ambiental.

Foi reivindicada a criação de políticas públicas com objetivo de preservar o meio ambiente.

O Encontro de Saberes da Caatinga, organizado pela Rede de Agricultores Experimentadores da Chapada do Araripe. O evento tem suas raízes profundamente estabelecidas em uma prática existente na Caminhada da Troca de Saberes e na cultura local do Bioma da Caatinga e da Chapada do Araripe. Suas ações são orientadas pelos princípios fundamentais de cuidar, servir regidos pela verdade, simplicidade e amor. Assim, ao conduzir o Encontro de Saberes, busca-se promover a conexão do ser humano com o primordial, por meio do protagonismo dos mestres e mestras dos saberes tradicionais.

Os princípios do Encontro de Saberes da Caatinga são os seguintes:

Verdade, Simplicidade e Amor - base fundamental de todo o processo;

 

Cooperação entre todos os seres.

Valorização, fortalecimento e visibilidade.

Troca e compartilhamento de saberes.

Respeito e unidade.

A ciência é o saber ancestral dos raizeiros/as, benzedeiras/ros, parteiras, agricultores/as.

Autonomia econômica e política.

Solidariedade e acolhimento.

Cuidado consigo mesmo, com o outro e com a natureza.

O IX Encontro de Saberes da Caatinga, será realizado entre os dias 19 a 26 de janeiro de 2025 na Chapada do Araripe no Espaço Curart - Posto da Serra - Exu PE

redegn Foto redes sociais