Paradoxo: Juazeiro e Petrolina estão na lista de situação de emergência em função da escassez de chuvas

Apesar das fortes chuvas, a situação na zona rural de Juazeiro e Petrolina chamam a atenção devido a estiagem e consequentemente, falta de água. A REDEGN obteve a informação que o Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (21) o decreto que declara situação de emergência em 118 municípios de Pernambuco por contra da grave escassez de chuvas e dos impactos da estiagem prolongada. 

A medida visa mitigar os efeitos da seca hidrológica nos reservatórios e na rede de abastecimento de água, que já afeta a maior parte das cidades do Estado. Em dezembro de 2024, o Governo de Pernambuco já havia decretado estado de alerta para 94 municípios pelo mesmo motivo.

Em Juazeiro Bahia o Decreto de Emergencia continua vigente. Italo Ferreira, coordenador da Defesa Civil de Juazeiro afirmou que a  vigência é de 180 dias e é pré requisito para o funcionamento da operação carro Pipa.

Em Pernambucco documento assinado pela gestora pernambucana é dividido em duas partes. A primeira homologa os decretos municipais de situação de emergência em vigência no Estado, voltados para as zonas rurais dessas cidades.

Ações emergenciais voltadas ao enfrentamento da estiagem já estão em andamento no Estado, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento, Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e Defesa Civil, que vêm atuando de forma integrada, desde o monitoramento dos reservatórios e mananciais, até as previsões e prognósticos climáticos e planejamento da assistência.
 
A Apac aponta que o Estado enfrenta uma seca de moderada a grave em boa parte do seu território. A previsão climática para o primeiro trimestre de 2025 indica chuvas abaixo da média, com pancadas isoladas no Sertão e períodos secos nas outras regiões. "Será um trimestre considerado seco para a Região Metropolitana, Zona da Mata e Agreste, enquanto que no Sertão, onde seria a estação chuvosa, poderão ocorrer pancadas de chuvas isoladas de intensidade moderada a forte, porém concentradas em poucos dias, seguidos de períodos com dias secos", disse a diretora de Regulação e Monitoramento da Apac, Crystianne Rosal.

"Estamos adotando medidas prioritárias e urgentes ao enfrentamento do desastre, ampliando a cooperação e articulação com os órgãos municipais, estaduais e federais ao enfrentamento dos efeitos adversos", finalizou o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco, coronel Clóvis Ramalho.

As infraestruturas que visam o atendimento à população rural, que já têm tido grande prioridade nos investimentos, também estão sendo reforçadas. Desde janeiro de 2023 até agora, foram entregues 20 sistemas simplificados de abastecimento – que se espalham pelos Sertões, Agreste e Mata Norte, num investimento total de R$ 31,7 milhões. Além disso, foram recuperados ou instalados 300 dessalinizadores que suprem a necessidade de abastecimento d'água da população difusa e, para 2025, está prevista a construção de mais 400 equipamentos, além da instalação de 600 poços.

Petrolina, Afrânio, Bodocó, Exu, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista estão na lista de municípios que estão no decreto estiagem na Zona Rural


 

redegn Foto arquivo pessoas Aldizio Barbosa