Após as fortes chuvas que atingiram a zona rural de Juazeiro no domingo (12) causaram além de alagamentos das ruas, quedas de árvores e também a interrupção ou oscilação no fornecimento de energia e água potável em algumas comunidades da zona rural.
Conforme relatos a REDEGN há problemas de queda de energias na região de Conchas e Salitre. Nesta segunda-feira (13), a REDEGN conversou com moradores da das comunidades de Salitre, Santa Terezinha, Recanto e Riacho Seco.
"Estamos sem água nas torneiras para beber. A água está suspensa devido a podridão da água. A falta de água é um problema crônico, muito sério e que o SAAE precisa resolver", disse uma dos moradores.
Membros da Associação Comunitária Agrícola do Médio Salitre estão trabalhando para resolver os problemas.
Em resposta a REDEGN, a Neoenergia Coelba informou que intensificou suas operações para atender às ocorrências provocadas pelas fortes chuvas e ventos que atingem a Bahia desde o início da semana passada e que se intensificaram a partir da última sexta-feira (10).
As regiões do Vale do São Francisco enfrentam os maiores desafios, com comunidades sem acesso devido a alagamentos.
No Vale do São Francisco, muitas ocorrências têm sido atendidas diariamente pelos técnicos. Contudo, o acesso às comunidades ribeirinhas, a exemplo de Conchas e Salitre, em Juazeiro, é dificultado pelas áreas alagadas. Para superar essas barreiras, a distribuidora conta com o apoio das prefeituras locais, que têm viabilizado alternativas de acesso. No nordeste do estado, municípios como Alagoinhas e Uauá também enfrentam dificuldades, sobretudo em áreas rurais alagadas.
"Desde a última semana, iniciamos um plano de contingência para garantir o atendimento ágil e eficiente aos nossos clientes durante esse período de condições climáticas adversas. Atualmente, temos todo o nosso corpo técnico e operacional mobilizados ao atendimento e gerenciamento das ocorrências relacionadas às chuvas. O temporal traz desafios a nossa atuação, mas nos preparamos para enfrentá-los," destaca Thiago Martins, superintendente de operações da Neoenergia Coelba.
redegn Foto redes sociais
1 comentário
13 de Jan / 2025 às 09h38
O SAAE precisa equacionar a questão da água no Destrito de Pinhões, pois há localidades na comunidade que tem mais de dois meses que não há água na torneira.