A preservação do bioma é essencial para a existência de vida. A nossa Caatinga, genuinamente brasileira, esta ameaçada de desmatamento no território de Irecê, em especial, nos municípios de Uibaí/Ibipeba no estado da Bahia.
No dia 06/01, em Boca D'água, municipio de Uibaí foi realizada uma manifestação que teve o apoio de 50 instituições do território, para protestar contra a licença concedida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA, que autoriza à empresa Statkraft, de origem norueguesa, desmatar 1.524 hectares de Caatinga Arbórea e instalar um parque de energia solar com 1.384.282 placas, cujo investimento é de 2,5 bilhões de reais. A empresa promete quatrocentos empregos num prazo de dezesseis meses, sendo que boa parte destes, durariam entre três e seis meses.
Vale salientar que a Serra de Uibai possui sitios arqueologicos, cachoeiras, cavernas, tendo o habitat de mais de 200 especies de animais da caatinga, sendo que 64 destas, conforme relatório do próprio INEMA , não sobreviverão fora desse ambiente.
O estranho é que o INEMA, que tem a obrigação de executar as ações e programas relativos a Politica Estadual de Meio Ambiente e de Proteção à Biodiversidade, tenha concedido essa licença que vem de encontro a sua missão, sem qualquer consideração ou respeito às comunidades que ali vivem, como Quiilombolas, Fundo e Fecho de Pasto e ainda a comunidade da Agricultura Familiar.
Cabe salientar que a Serra de Uibai possui áreas desmatadas onde poderiam ser implantadas as placas solar. Mas como se vê, a idéia é desmatar e expulsar os animais silvestres da sua casa em nome do dinheiro.
Como bem compôs Vanessa da Mata: "Desmatam tudo e reclamam do tempo. Que ironia conflitante ser. Desequilíbrio que alimenta as pragas. Alterado grão, alterado pão... Falsos bens, progresso? Com a mãe, ingratidão
Deram o galinheiro pra raposa vigiar..."
Sem o levante do povo contra esse desmando, a caatinga, 100% bioma brasileiro, corre risco de maior degradação por já se encontrar altamente fragilizada.
Portanto, não vamos cruzar os braços. É nosso dever encampar luta nas várias frentes, chamando atenção das autoridades competentes, em especial ao governo do estado da Bahia, na pessoa de seu representante maior - Jerônimo Rodrigues e ainda do presidente da República - Lula, que estará recepcionando a COP 30 na Amazônia, onde o assunto principal será reforçar o papel das florestas no alivio da emergência climática.
Queremos a Caatinga VIVA e em PÉ.
Viva a Caatinga!
Parabéns aos que estão atentos e ativos contra esses abusos: @edimario.machado @betewagner @doris.uibai @marcelinogalo @umbudeuibai
Suely Almeida
Servidora Pública do TJPE
Mestre em Tecnologia Ambiental
0 comentários