O governo do presidente Lula trocou um engenheiro por um “psicólogo atuante na política” para comandar o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) no Maranhão. O ex-deputado federal João Marcelo Souza foi indicado para a vaga pela família Sarney. As informações são do site UOL.
O órgão de engenharia é responsável por fiscalizar, entre outras coisas, a situação das pontes no país. No domingo (22), a estrutura que liga o Tocantins ao Maranhão desabou matando 8 pessoas — há outras 5 estão desaparecidas.
O decreto 10.829/21, que disciplina a gestão de cargos em comissão e de funções de confiança na administração pública federal direta, autárquica (caso do Dnit), diz que essas vagas devem ser ocupadas por quem tenha “formação acadêmica ou perfil profissional compatível com o cargo”.
Em 2019, o Dnit do Maranhão abriu um processo seletivo para o cargo e incluiu entre os requisitos “possuir diploma de graduação de nível superior preferencialmente em engenharia civil”, além de “experiência mínima de quatro anos em atividades relacionadas às áreas de atuação do Dnit”.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, informou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) instaurou sindicâncias para apurar as responsabilidades sobre o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek, entre Tocantins e Maranhão.
Um relatório de 2020 do órgão já apontava diversos problemas, como fissuras, rachaduras e inclinações nos pilares. O documento também fazia recomendações para a "recuperação, reforço e reabilitação" da ponte.
O conteúdo do relatório foi divulgado inicialmente pelo site Metrópoles. O g1 teve acesso aos documentos.
A ponte tem 533 metros de extensão e liga as cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), pela BR-226. Ela integra o corredor rodoviário Belém-Brasília e é uma rota muito importante para transporte de cargas.
redação redegn com informações uol Foto Corpo Bombeiros
2 comentários
28 de Dec / 2024 às 01h43
Srs leitores e população brasileira. No meu quase nada enterder, independente do constante na matéria, onde colocaram um psicólogo para gerenciar o DNIT, não irei comentar, cada um examine reflita sobre. Agora, uma ponte, construída em 1960, e, tantas outras Brasil a fora, ao menos, as intervenções realizadas, eram sem colocar mais areia e pouco cimento, como nos dias atuais. Porém, teria que todas terem acompanhamento, vistorias periódicas, a fim de evitar que pessoas venham a morrer, por conta do descaso, incompetência e, tantos outros motivos . A presidente Dutra, que liga Juazeiro a Petrol
28 de Dec / 2024 às 01h52
A ponte presidente Dutra, que liga Juazeiro a Petrolina, tem praticamente quase mesmo tempo de construída, fora intervenção alargamento da ponte lado de Petrolina, até imediações do comércio "Rei do Caldo" em Juazeiro, eu particularmente, nunca observei vistorias desse Departamento, nem tão pouco, divulgação na imprensa sobre, posso estar equivocado. Vi muitas vezes, quando tinha transporte ferroviário ativado, observei funcionários da rede ferroviária, fazendo manutenção da linha férrea.