Paciente custodiado foge de hospital na Bahia; entenda

Um homem de 34 anos, que estava preso sob custódia da Polícia Militar (PM) no Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas, a 120 km de Salvador, fugiu da unidade de saúde na noite de quarta-feira (25).

De acordo com a PM, Agnaldo dos Santos Souza estava internado desde o último dia 8 de dezembro, quando foi preso suspeito de cometer roubos, junto com um comparsa, no trecho da BR-101 que corta a região.

Durante a fuga de um dos assaltos, a dupla, que estava em um carro, colidiu em outro veículo na rodovia. Os dois foram encaminhados para o hospital e Agnaldo permaneceu internado para se recuperar de uma fratura, enquanto outro homem, que não teve nome divulgado, foi encaminhado para a delegacia de Alagoinhas, onde segue detido.

Informações apuradas pelo g1 apontam que Agnaldo estava na enfermaria e quebrou a maca em que havia sido algemado. Segundo a Polícia Civil (PC), o suspeito conseguiu escapar usando uma corda improvisada com lençóis, conhecida popularmente como "teresa", e fugiu por uma das janelas após danificar o leito. Na fuga, o homem levou as algemas presas aos punhos.

Uma enfermeira que trabalha no local contou que o homem não fez barulho, mas deve ter sido ajudado, porque uma cadeira foi achada do lado de fora do hospital logo após a fuga. O móvel pode ter sido colocado para facilitar a descida do custodiado, que havia passado por uma cirurgia na perna e seria transferido para Salvador nesta quinta (26), onde passaria por outro procedimento cirúrgico na bacia.

Equipes da 1ª Delegacia Territorial (DT) de Alagoinhas e da Polícia Militar fazem buscas para tentar recapturar o fugitivo. Questionada sobre como era feita a custódia do suspeito, a PM informou que uma guarnição com dois policiais fica "diuturnamente no acesso principal do hospital", e confirmou que o custodiado estava "acomodado em um leito de enfermaria, com algemas presas nas proteções laterais da maca, que ele conseguiu quebrar e fugiu, saltando uma janela".

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), responsável pelo equipamento, foi procurada e disse não ter "informações detalhadas do fato". O g1 tenta contato com a direção do Hospital Regional Dantas Bião.

G1BA/ Foto: Divulgação/Sesab