Agricultores do Sistema de Irrigação Itaparica realizam protesto e ocupam trecho da Ponte Presidente Dutra

Os agricultores do Sistema de Irrigação Itaparica realizam nesta quarta-feira (19), um protesto e ocupam trecho da Ponte Presidente Dutra. O trânsito nas ruas de Juazeiro e Petrolina já estão congestionadas. A principal reivindicação dos agricultores é a aprovação do Projeto de Lei que permite utilizar montante energético para a Bacia do Rio São Francisco.

Conforme publicado na REDEGN os "Caminhos das águas - fortalecendo fazeres e saberes artísticos e culturais é um dos temas da Caminhada das águas 2024, Todos por Itaparica. O evento acontece nesta quinta-feira (19), ás na Orla de Petrolina.

"O povo de Itaparica pede Socorro", diz cartaz que chama a atenção das igrejas, pastorais, agricultores. Participam das reivindicações as Dioceses de Petrolina, Juazeiro (BA), Floresta (PE), Petrolândia (PE) e Belém do São Francisco (PE).

"A atividade ao ar livre tem o propósito estimular a conscientização da comunidade acerca da preservação e uso responsável da água, encorajando a reflexão sobre os padrões de consumo e a importância da adoção de práticas diárias que visem a conservação e a proteção desse recurso essencial à vida", afirma os organizadores.

O Sistema Itaparica foi criado na década de 1990, pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), entre os estados de Pernambuco e Bahia, para abrigar famílias que residiam na área onde se formou o lago da usina hidrelétrica de Luiz Gonzaga, localizada na cidade de Petrolândia, no Sertão pernambucano.

Os dez projetos que forma o Sistema Itaparica estão situados nos municípios de Belém do São Francisco, Floresta, Orocó, Santa Maria da Boa Vista e Petrolândia, em Pernambuco, e Abaré e Curaçá, na Bahia.

redegn Foto redes sociais