Foi comemorado na sexta-feira, dia 13 de dezembro o nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que se estivesse vivo, completaria 112 anos. Para celebrar, o município de Exu, no Sertão de Pernambuco, conta com várias homenagens que começaram na quinta-feira (12) e seguem até a segunda-feira (16).
A TV Globo, através das afiliada TV Grande Rio, exibe neste sábado (14), com produção de Samuel Brito, imagens Luciano José e reportagem de Leciane Lima, às 11hs, uma homenagem ao Rei do Baião, no Programa É de Casa. O programa será transmitido direto de Exu. O cantor e sanfoneiro Joquinha Gonzaga, sobrinho de Luiz Gonzaga e neto de Januário, tocador de sanfona 8 Baixos, é uma das atrações. Os sanfoneiros vão encerrar o programa É de Casa com imagens na sombra do juazeiro, no Parque Asa Branca.
No programa A Bodega do Zé Brocoió, apresentado pelo radialista Wilson Duarte, ma Rádio Emissora Rural Fm, Petrolina, destacou as homenagens que acontecem em Exu. O cantor Kinho Ramalho enfatizou que o forró não morre jamais.
"Quem visita Exu percebe o grande números de crianças, adolescentes tocando sanfona. Aprendendo, desenvolvendo a arte de Luiz Gonzaga, é também por essa razão que a cultura gonzagueana não morre. Nestes dias Exu terra de Luiz Gonzaga se torna a capital do forró, do grande encontro de todos que são apaixonados pela arte da sanfona. Viva Luiz Gonzaga, o Pernambucano, brasileiro entre os mais talentosos da música", disse Kinho Ramalho.
Luiz Gonzaga do Nascimento foi um precursor. Nascido há 112 anos em Exu, no sertão de Pernambuco, o cantor, compositor e músico pernambucano utilizou o seu talento para apresentar ao país um Nordeste desconhecido. Da seca da Asa Branca até as belezas do luar do sertão, Luiz Gonzaga cantou de tudo e deu o som de uma região marcada pela força do seu povo.
redegn Texto Ney Vital Foto Caminhada das Sanfonas
0 comentários