O trabalho realizado pela governadora Raquel Lyra (PSDB) é aprovado por 54% dos eleitores pernambucanos e reprovado por 42%, de acordo com pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (12).
O índice positivo da governadora subiu um ponto percentual em relação à última pesquisa divulgada pelo instituo, em abril deste ano. Já a reprovação manteve o mesmo patamar do levantamento anterior. 4% se mostraram indecisos.
A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 9 de dezembro e percorreu 42 municípios pernambucanos. Foram entrevistados 1.100 eleitores com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.
Avaliação do governo Raquel
A pesquisa Quaest também apontou que 35% dos eleitores do estado avaliam o governo Raquel Lyra como Regular.
Outros 32% dizem que a administração da tucana é Positiva, e 29% classificam a gestão como Negativa.
O melhor desempenho da governadora foi registrado no interior do estado, onde 39% classificaram o governo como Positivo. A pior avaliação foi na capital, onde mais da metade avaliou o trabalho como Negativo.
Raquel obteve avaliação positiva entre eleitores com Ensino Fundamental, renda domiciliar de até dois salários mínimos e evangélicos.
44% dos eleitores afirmaram estar ouvindo mais notícias positivas sobre o governo Raquel Lyra do que notícias negativas (34%).
Em relação aos atributos da governadora, 83% afirmaram que ela fala bem, 65% disseram que ela é moderna e simpática e outros 63% confiaram na honestidade da tucana. 47% afirmaram que ela é de direita.
Avaliação dos avanços de Pernambuco
46% dos entrevistados afirmaram que o estado de Pernambuco está melhorando. O índice subiu um ponto percentual em relação à pesquisa de abril.
Essa percepção foi mais sentida entre os eleitores do interior (52%). Na RMR, 47% afirmaram haver melhorias.
No Recife, 37% disseram que o estado está igual e 33% cravaram que Pernambuco está piorando.
Disputa com João Campos
Numa disputa direta de intenção de voto com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), para o governo de Pernambuco em 2026, Raquel Lyra sairia derrotada, segundo a pesquisa. Veja os números:
João Campos: 64%
Raquel Lyra: 22%
Humberto Costa: 22%
Indecisos: 1%
Branco/Nulo/Não iria votar: 9%
2 comentários
12 de Dec / 2024 às 22h57
Grande mentira, essa aí é pior que o Paulo Câmera Lenta (o anterior que ninguem lembra).
13 de Dec / 2024 às 21h53
Srs leitores e população Pernambucana. Essa Sra, enfrenta um momento adverso, Políticamente falando, pegou um estado que vinha há anos, muitos anos, governado por um grupo político, um país dividido como nunca se viu, óbvio, que para ter conhecimento controle da situação no estado, requer tempo, porém, com a coragem,fibra da mulher e, competência de gestão, foi mostrando aos pernambucanos, que é assim que se faz mudança, estado tem avançado e, irá continuar não a velha política do retrocesso e da incompetência esquerdista, que só fazem propaganda, as custas do erário público.