A coleta seletiva solidária é crucial na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, sendo fundamental para a proteção do meio ambiente e para a construção de um futuro mais sustentável.
Ela envolve a separação de materiais recicláveis, como papel, vidro, plástico, metal, entre outros, dos resíduos orgânicos e rejeitos, possibilitando a destinação ambientalmente adequada para cada um deles.
Pensando nisso, o Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA) promove a 2ª edição do projeto Nossa Feira tem Coleta Seletiva Solidária, junto com 12 associações e cooperativas (Cooperguary, Coocreja, Canore, Camapet, Cooperlix, Caec, Cooperbari, Crun, Cooperbrava, Cooperes, Canarecicla e Coleta Cidadã) da capital baiana, que integram o Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia (FLC/BA), além dos catadores(as) de materiais recicláveis autônomos.
A ação consiste na realização da coleta dos resíduos sólidos gerados e ativações voltadas para a educação socioambiental, junto ao público da 15ª Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária, que ocorre de 11 a 15 de dezembro de 2024, no Parque Costa Azul, em Salvador-Bahia. E conta com o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional - CAR/SDR, além da parceria com a Voluntárias Sociais da Bahia. Para realizar as atividades previstas será instalada uma Central da Coleta Seletiva Solidária e utilização de sacolas sustentáveis e eco mochilas, produzidas de lonas (banners) reaproveitadas, feitas pelas costureiras do empreendimento econômico solidário, Costura Solidária Sustentável, apoiado pela ONG CAMA.
Para Joilson Santana, um dos idealizadores do projeto e coordenador executivo do CAMA, "o projeto promove o reconhecimento e valorização do trabalho desenvolvido pelos catadores(as) de materiais recicláveis autônomos e cooperativados. Além de oportunizar ao público do evento a possibilidade de cumprir com a responsabilidade de destinação adequada dos resíduos sólidos gerados, garantindo a redução de extração de recursos naturais, preservando o meio ambiente", destaca Santana.
Sobre o Centro de Arte e Meio Ambiente – O CAMA é uma organização socioambiental fundada em 1995, no bairro dos Alagados, em Salvador/Bahia. Desenvolve programas e projetos associados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), referenciados pela Agenda 2030 da UNESCO. A missão é fortalecer a luta por garantia de direitos de indivíduos e grupos vulnerabilizados, por meio da participação nos processos que proporcionem autonomia e inclusão sociopolítica, contribuindo para a construção de uma sociedade social e economicamente justa, democrática, ambientalmente equilibrada, antirracista, antissexista e contra todas as formas de exclusão.
Ascom
0 comentários