Tentativas de golpes com Pix aumentam com a chegada nas festas natalinas e final de ano

Com a chegada do Natal não vem somente o espírito natalino, as comidas boas e a expectativa de um fim de ano diferente e solidário, mas também os golpistas que se aproveitam da injeção de dinheiro com o décimo terceiro salário para tentar lucrar ainda mais com o suor do próximo. Infelizmente os golpes estão mais próximo do que se imagina. A REDEGN destacou que no início do mês de novembro o Whatsapp do radialista Geraldo José foi hackeado. Confira Aqui.

O prefeito eleito Andrei Gonçalves também foi alvo de golpistas. Reportagem da REDEGN, informoou que Prefeito eleito Andrei Gonçalves alerta sobre golpes com o seu nome. Confira clicando Aqui.

A REDEGN também destacou no mês de outubro que O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) teve que advertir sobre tentativas de golpes que são aplicadas em unidades hospitalares vinculadas ao governo estadual. Por meio de aplicativos de mensagens, golpistas têm usado o nome de médicos de instituições para solicitar, aos familiares de pacientes internadas, dinheiro para a compra de medicamentos e realização de outros procedimentos de saúde. Confira

Autoridades de segurança pública alertam a população sobre as novas modalidades de golpe que vêm sendo aplicadas. Criminosos utilizam anúncios falsos de venda de diversos objetos, clonam números de WhatsApp e se passam por outras pessoas para solicitar transferências via PIX.

Na primeira modalidade do golpe, são anunciados veículos e outros objetos com preços atrativos, negociados diretamente com as vítimas e solicitado o pagamento de um valor via PIX para "garantir" o produto. Após a transferência, o contato é bloqueado e o golpe é consumado.

Outro golpe, que está se tornando cada vez mais comum, envolve criminosos que clonam números de WhatsApp. Ao se passarem pelo titular do contato telefônico clonado, os golpistas solicitam transferências via PIX para pessoas que estão na sua agenda telefônica, alegando uma emergência ou necessidade urgente de dinheiro.

Como os números parecem legítimos, muitos acabam caindo na fraude e realizando a transferência. É fundamental desconfiar de qualquer pedido de transferência financeira, mesmo que venha de um número conhecido. Sempre confirme a solicitação diretamente com a pessoa por outro meio de contato antes de realizar qualquer transação. Fique atento.

Como se proteger? Para evitar ser vítima de golpes, é fundamental adotar algumas medidas simples, mas eficazes, no dia a dia. Confira recomendações de segurança: 

Não faça negociações em redes sociais sem comprovar a autenticidade do vendedor.
Nunca transfira dinheiro antecipadamente, principalmente via PIX, sem ter certeza da legitimidade da negociação.
Nunca passe dados pessoais como dados bancários ou senhas, seja por ligação, e-mail, WhatsApp ou qualquer outra rede social.
Em caso de compras online, certifique-se que o site é legítimo.
Desconfie de qualquer solicitação urgente de transferência de dinheiro via PIX e sempre verifique a veracidade do pedido antes de agir. Uma maneira eficaz de confirmar se o pedido é legítimo é fazer perguntas que somente o titular da conta saberia responder, como detalhes pessoais, situações específicas ou informações que apenas ele poderia conhecer.
Evite cair em armadilhas e, caso tenha qualquer dúvida, entre em contato diretamente com a pessoa por outro meio, como uma ligação telefônica, para confirmar a solicitação. A precaução pode evitar prejuízos e problemas maiores.
Dados bancários são pessoais e sigilosos. Não os forneça por telefone ou mensagens, mesmo que o contato pareça confiável.

A orientação, caso seja vítima ou alvo de uma tentativa de golpe, para procurar a Delegacia de Polícia Civil mais próxima ou a Polícia Militar para o registro do Boletim de Ocorrência.

redação redegn com informações Febraban Foto ilustrativa