No início de 2024, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), passou a disponibilizar o autoteste para o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).
O município é o primeiro do Norte da Bahia a oferecer o exame, distribuído pelo Ministério da Saúde e já distribuiu cerca de 800 kits.
No autoteste, a pessoa coleta sua própria amostra (fluido oral) e, em seguida, realiza um teste e interpreta o resultado, sozinho ou com alguém em quem confia. Os resultados que podem aparecer são: reagente (positivo) ou não reagente (negativo).
"O teste é mais um esforço para ampliação da testagem para HIV e na busca por detectar pessoas que vivem com HIV e não conhecem o seu diagnóstico. Destacando que o autoteste não define sozinho o diagnóstico. Caso o resultado apresente reagente, ou seja, positivo, a pessoa que realizou a testagem deve procurar uma Unidade Básica de Saúde ou o CIDHA para passar por avaliação", explicou o coordenador do Centro de Informação em ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais (CIDHA), Adeilton Junior.
Onde acessar o exame-Os autotestes para HIV estão disponíveis para população no Centro de Informação em DST/Aids (CIDHA), que funciona no Centro de Saúde 3, na Orla, no bairro Angari, das 8h às 17h.
Ascom/PMJ
0 comentários