A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Segurança Pública, irá aumentar, neste mês de dezembro, o efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) no centro comercial da cidade. A medida de segurança faz parte da Operação Papai Noel, que tem como objetivo prevenir delitos, redução dos índices criminais, e proporcionar tranquilidade e bem-estar aos petrolinenses e turistas que estejam visitando a região. O patrulhamento será feito com a presença de agentes em duplas circulando a pé, de moto e com apoio de uma viatura exclusiva pela região central. Além disso, vai ter ampliação de câmeras de monitoramento para essa área.
Dezembro é o mês de crescimento no fluxo de pessoas no centro da cidade, gerando maior circulação de dinheiro, momento em que as pessoas precisam ficar atentas. A Secretaria dá algumas orientações para os consumidores que vão ao centro: é necessário ter cuidado redobrado e não ostentar joias e celulares; ter cuidado com bolsas ou objetos que carregue consigo; ficar atento ao veículo na hora de estacionar, não deixando objetos aparentes. Além disso, é importante as pessoas não aguardarem ônibus em paradas desertas.
Para diminuir os riscos, os lojistas também precisam ficar em alertas e procurar sempre que possível depositar os valores em dinheiro, evitando-se manter grandes somas no local, manter uma boa visibilidade dentro do estabelecimento, instalar espelhos e equipamentos de segurança, fixar nas paredes do estabelecimento comercial cartazes de proibição de entrada de pessoas usando capacetes, toucas e similares.
A Operação Papai Noel é uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina (CDL), o Sindicato de Dirigentes Lojistas de Petrolina (SINDILOJAS) e as polícias Civil e Militar.
0 comentários