Entre os dias 27 e 29 de novembro de 2024, o Campus de Petrolina da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi palco da 17ª edição da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SCIENTEX), que neste ano celebrou os 20 anos da instituição com o tema: "Univasf: 20 anos transformando vidas e construindo o futuro no Semiárido". O evento reuniu centenas de discentes, docentes e pesquisadores para compartilhar e debater os avanços acadêmicos em diversas áreas, dentre os participantes, destacaram-se os bolsistas do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) e do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (NEMA), ambos sediados no Campus de Ciências Agrárias da Univasf.
Estudantes de ambos os centros de pesquisa apresentaram projetos na Mostra de Extensão da SCIENTEX/2024, e suas participações foram muito bem avaliadas, com indicações para menção honrosa, destacando a relevância das pesquisas realizadas. Um dos projetos em evidência foi "Desvendando a Realidade Museológica no Semiárido: Diversidade de Morcegos na Caatinga", apresentado pelo bolsista Júlio César Neves Fonseca, orientado pela professora e coordenadora do Cemafauna, professora Patrícia Nicola. Este trabalho abordou a riqueza da fauna de morcegos no bioma Caatinga, além de ressaltar a importância da conservação e do acervo científico para o estudo da biodiversidade regional. O projeto, financiado com fomento externo, foi apresentado na 19ª Mostra de Extensão da SCIENTEX.
Outro destaque foi a bolsista Luany Stefany da Silva Lima, orientada pelo professor Renato Garcia, coordenador do NEMA, que apresentou o trabalho intitulado "Banco de Sementes do solo em área incendiada na Caatinga", reforçando a atuação interdisciplinar do núcleo e sua contribuição para as práticas sustentáveis no Semiárido. Iasmin da Silva Leal, foi mais uma bolsista do NEMA a receber menção honrosa, orientada pelo professor Marco Aurélio Franca, com o projeto aprovado e financiado com fomento externo intitulado "Painel Informativo e Expositivo Sobre Técnicas de Restauração em Áreas Degradadas da Caatinga".
Os resultados obtidos pelos bolsistas do Cemafauna e do NEMA reforçam a relevância do incentivo à pesquisa e à extensão como ferramentas transformadoras, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a formação acadêmica de qualidade no contexto do Semiárido brasileiro. Segundo a coordenadora do Cemafauna, professora Patrícia Nicola, "esses projetos não só evidenciam o talento e a dedicação dos estudantes envolvidos, mas também reafirmam o papel do Cemafauna e do NEMA como centros de pesquisa de excelência, que contribuem diretamente para o avanço do conhecimento e para a conservação ambiental da nossa biodiversidade da Caatinga".
Segundo o coordenador do NEMA, professor Renato Garcia, "os trabalhos apresentados pelos bolsistas são reflexo de um esforço coletivo que une pesquisa, extensão e impacto social. Projetos como esses fortalecem o papel do NEMA como um núcleo de referência em práticas sustentáveis e no desenvolvimento de soluções para os desafios ambientais do Semiárido".
Cemafauna/Univasf
0 comentários