UPAE Petrolina reforça importância da doação de sangue e se soma a campanha do HEMOPE no Dia Nacional do Doador Voluntário

Neste 25 de novembro, é celebrado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, uma data que vai além da homenagem aos doadores e se torna um chamado urgente à solidariedade. A UPAE Petrolina destaca a importância desse ato simples, e se soma ao chamamento do HEMOPE.

Na última sexta-feira, o serviço de Assistência Social da UPAE Petrolina promoveu um momento de diálogo com os usuários, com orientações e esclarecimentos sobre a doação de sangue, e as dúvidas existentes. "Precisamos falar mais sobre a doação de sangue. Aqui na unidade buscamos promover esse diálogo com nossos usuários, levando mais conscientização e também estimulando que as pessoas possam vir a ser doadoras", observou Nazaré Cunha, assistente social da unidade e também doadora voluntária.

"Eu descreveria essa minha atitude como um gesto de empatia e solidariedade que ultrapassa barreiras. É uma forma simples, mas poderosa, de salvar vidas", externou Nazaré.  

De acordo com o Ministério da Saúde, menos de 2% da população brasileira é doadora regular, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que esse índice fique entre 3% e 5%. Em períodos de férias, feriados prolongados e sazonalidades específicas, como as festas de fim de ano que se aproximam, a situação pode se agravar ainda mais.

Por que doar sangue?

Doar sangue é um ato que pode salvar até quatro vidas com uma única doação. Ele é essencial para tratamentos médicos, cirurgias complexas, transplantes e emergências, além de ser indispensável para pacientes com doenças crônicas, como anemia falciforme e talassemia.

"Para muitas pessoas, o sangue doado representa uma segunda chance de vida. É um recurso insubstituível, e dependemos exclusivamente da solidariedade dos doadores", afirma José Roberto Rocha, diretor médico da UPAE Petrolina.

A UPAE Petrolina convida a população a refletir sobre a importância da doação de sangue e reforça a necessidade de doadores regulares. Para doar, procure o Hemocentro em Petrolina que fica na Rua Pacífico da Luz, S/N, Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 11h30.

Requisitos para doação

Estar em boas condições de saúde;

Ter entre 18 e 60 anos, salvo as exceções descritas abaixo:

Os menores de 18 anos, com idades entre 16 e 17, poderão doar acompanhados dos pais ou um responsável legal, devidamente comprovado;

Candidatos entre 61 e 69 anos, podem doar se já forem doadores do Hemope. Lembrando que o intervalo entre as doações passa a ser de 6 meses;

Apresentar documento oficial com foto, original ou cópia autenticada;

Não pode estar em jejum e deve ter se alimentado nas últimas 4 horas;

Deve ter dormido em torno de 5 horas e ter tido uma boa qualidade de sono;

Evitar ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.

Atenção:

Homens podem doar sangue a cada 3 meses, até 4 vezes ao ano. Já as mulheres podem doar a cada 4 meses, até 3 vezes ao ano.

Ascom