A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Université Paris Cité (UPCité), localizada na França, assinaram um Acordo de Mobilidade Acadêmica.
A cooperação tem como objetivo promover programas de intercâmbio entre as duas instituições, tanto no Brasil quanto na França, voltados para estudantes, instrutores e acadêmicos da área de Farmácia.
As atividades incluem a oferta e participação em aulas, conferências, seminários de pesquisa, entre outras iniciativas. O acordo foi formalizado no dia 8 de novembro pelo reitor da Univasf, Télio Nobre Leite, e pelos representantes da UPCité, Matthieu Resche-Rigon e Jean-Louis Beadeux.
O Acordo de Mobilidade Acadêmica terá vigência de cinco anos e oficializa as colaborações realizadas entre a universidade brasileira e a francesa desde 2013, as quais resultaram na orientação de estudantes de doutorado e mestrado, bem como na publicação de dez artigos científicos entre 2020 e 2023. Além da parceria com a UPCité, a Univasf mantém, desde 2017, um acordo de cooperação com outra universidade francesa, a La Rochelle Université.
Farmacêutico graduado pela Univasf, Raimundo Gonçalves de Oliveira Júnior é, atualmente, professor efetivo da Université Paris Cité e coordenador do acordo na França. Segundo Oliveira Júnior, a cooperação já existente entre as duas instituições se consolidou após seu ingresso como docente na UPCité. “A assinatura do termo com a Univasf, uma universidade localizada no interior do sertão nordestino, na região do Semiárido, é muito significativa do ponto de vista político, social e econômico. A parceria, também no âmbito diplomático, só tem a agregar tanto ao lado brasileiro quanto ao francês", comenta o docente, que acredita que o acordo, ao promover o intercâmbio estudantil e de pesquisadores, reforçará a parceria entre os países.
O docente do Colegiado de Farmácia (CFarm), Jackson Guedes, é o coordenador do acordo no Brasil. Guedes também atua como coordenador da Rede Franco-Brasileira de Produtos Naturais, fruto do acordo com a Universidade de La Rochelle, e considera a consolidação dessa nova cooperação um resultado do trabalho bem-sucedido da rede. “O acordo nos coloca em uma posição de destaque não apenas no cenário nacional, mas também no internacional. Quando uma universidade grande, como a Universidade de Paris, se dispõe a estabelecer uma colaboração com pesquisadores de uma universidade jovem, localizada no sertão do São Francisco, no Nordeste do Brasil, como a Univasf, é porque a pesquisa realizada aqui é realmente de alto nível”, afirma o docente.
A assessora de Relações Internacionais e vice-reitora da Univasf, Lucia Marisy de Oliveira, acredita que expandir acordos de intercâmbio é uma iniciativa promissora para a universidade, especialmente neste momento em que está priorizando as relações internacionais. “Firmar esse termo de cooperação com a França, com uma universidade amplamente reconhecida, é muito relevante para nós e certamente contribuirá significativamente para essa mobilidade, permitindo que possamos receber estudantes aqui e enviar nossos estudantes, professores e técnicos para realizar intercâmbios na UPCité”, declara a vice-reitora.
O compromisso da Univasf em se aproximar de instituições de ensino internacionais e manter conexão com o mundo é destacada pelo reitor Telio Nobre Leite. “A Univasf completa 20 anos se consolidando como uma referência regional de instituição de ensino superior preocupada em estar conectada com diversas entidades de ensino e pesquisa ao redor do mundo para enfrentar os desafios da contemporaneidade. Uma universidade fincada na Caatinga, mas conectada com o mundo”, ressalta.
0 comentários