Bahia é o estado com maior potencial de crescimento do agronegócio, diz secretário da Agricultura

A Bahia está se preparando para se consolidar como uma das principais fronteiras agrícolas do Brasil, com grande potencial para expandir sua produção de grãos e se tornar relevante no cenário nacional. A afirmação é do secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) do estado, Wallison Tum, em entrevista à EXAME.

Segundo Tum, a Bahia é o estado brasileiro com o maior potencial de crescimento do agronegócio. “A Bahia tem clima, recursos hídricos em abundância, além de terras e áreas a serem exploradas e cultivadas”, afirmou o secretário. O objetivo do governo estadual é fazer do estado um dos maiores produtores de grãos do país, ao lado do Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul.

Entre os planos da gestão estadual, o destaque é a instalação de uma indústria de processamento de suco de laranja, com início das operações previsto para 2025. O projeto está alinhado com a estratégia do estado de se tornar um centro de produção de sucos, aproveitando a produção local de frutas, especialmente a laranja, que tem mostrado crescimento nos últimos anos.

A iniciativa contará com um pacote de incentivos fiscais para atrair empresas processadoras de suco de laranja, muitas das quais já compram a fruta de agricultores baianos, mas ainda processam em outros estados.

O secretário também mencionou que, além do incentivo à indústria do suco de laranja, o governo está trabalhando para ampliar parcerias com entidades como a Federação de Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) e o Sebrae Bahia, com o objetivo de qualificar e profissionalizar os produtores locais. Segundo Tum, essa é uma das principais demandas do setor.

Com informações Blog A Ponte/Foto: Heckel Junior/Divulgação