Foi realizada na terça-feira (19), a cerimônia de entrega do I Troféu Onildo Almeida, em Caruaru. O evento organizado pelo Centro de Tradições Culturais do Nordeste (CTNC), aconteceu no auditório do Centro de Convenções Senac-Caruaru.
Um dos homenageados foi Joquinha Gonzaga, sobrinho de Luiz Gonzaga e neto de Januário. Entre outros nomes homenageados além do próprio Onildo Almeida, destaque para Assisão, Gilvan Neves, Vitória do Pife, Chambinho do Acordeon, Santana, Adriano Campos, Israel Filho, Marcos Lopes, Humbeto Bone, Joana Angelica, Marcos Lopes, Forró Quentao, Petrucio Amorim, Marlene do Forró, Renaldo Ferraz e Mateus Lima.
A solenidade contou com a presença do poeta, compositor Onildo Almeida, autor da música “A feira de Caruaru”, Regresso do Rei entre outros sucessos. Onildo Almeida é Patrimônio Vivo de Caruaru e este ano obteve o titulo de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco.
Na abertura do evento, 20 sanfoneiros fizeram uma apresentação.
Poeta e compositor caruaruense, Onildo Almeida nasceu em 13 de agosto de 1928. Filho de José Francisco de Almeida e Flora Camila de Almeida, manifestou desde cedo sua paixão pela música, compondo sua primeira canção aos 13 anos. A partir de então, com incentivo dos pais, passa a fazer parte de diferentes conjuntos musicais, até se consolidar como músico, compositor, poeta e radialista. Como compositor, contribuiu para disseminação da música e da cultura da Região Nordeste, tornando-se mais conhecido, principalmente, pela composição da sua música “A feira de Caruaru”. Compôs uma grande quantidade de músicas que se tornaram conhecidas e cantadas Brasil afora.
Em 1955, ele submeteu ao festival de música para o Carnaval de Pernambuco sua composição “Linda Espanhola”, que foi escolhida e classificada em primeiro lugar. Em 1957, sua composição de maior sucesso, “A feira de Caruaru”, foi gravada por Luiz Gonzaga chegando a vender, entre os meses de março a maio do mesmo ano, 100 mil cópias do disco, fenômeno que se configura como o primeiro e o maior recorde musical do Nordeste até então. Posteriormente, o sucesso local e nacional da “Feira de Caruaru” atravessou o Atlântico, registrando gravação em 34 países, incluindo uma versão em japonês gravada em 2006. Marinês, Jorge de Altinho, Trio Nordestino e Flávio José gravaram suas canções.
A vida do artista e compositor Onildo Almeida, porém, não se esgota na sua dedicação à música. Assumindo diversas funções ao longo da sua vida profissional, ocupou outros cargos e se destacou em muitos deles. Como radialista, assumiu em 1951 a função de operador de som na Rádio Difusora de Caruaru, ao mesmo tempo em que desempenhou atividades como repórter e publicitário. Criou programas de auditório de sucesso local como o Expresso da Alegria e o Vesperal das Quintas. Ao longo de sua trajetória, Onildo Almeida passou a atuar também como empresário e assumiu, a partir de 1963, junto com o irmão José Almeida, a posse e o comando da Rádio Cultura do Nordeste, em Caruaru.
Atualmente aos 96 anos Onildo Almeida vive em Caruaru, Pernambuco.
redegn Foto redes sociais
0 comentários