Novembro Azul: mesmo após câncer de próstata, homens podem manter a fertilidade

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada 38 minutos um homem morre no Brasil em razão do câncer de próstata, e, só em 2024, a expectativa é que 71 mil novos casos sejam registrados. Além dessas estatísticas, outro dado chama atenção: a doença também pode interferir de forma significativa na fertilidade.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRA), o câncer de próstata pode levar à infertilidade do homem, já que tanto a doença quanto as opções de tratamento podem afetar a função da glândula responsável pela produção de componentes vitais do líquido seminal, que nutre os espermatozoides.

Contudo, mesmo após terem enfrentado essa doença, há homens que podem manter as funções reprodutivas intactas. "Tudo depende do grau de severidade do câncer e do tipo de tratamento que foi levado à frente. Embora essa doença represente um grande desafio, há casos vitoriosos, em que o paciente se recupera bem e se mantém fértil", explica o farmacêutico Bruno Jacon, gerente de Qualidade e Assuntos Regulatórios da Euroart Import, que trouxe para o Brasil o lubrificante íntimo de fertilidade Conceive Plus.

Jacon comenta ainda que após o tratamento do câncer de próstata, é necessário aguardar um período de tempo, antes de tentar a gravidez. "É recomendado esperar pelo menos de 6 a 12 meses após o tratamento para que a fertilidade volte ao normal. No entanto, há especialistas que recomendam de 6 meses a 2 anos, pois o tratamento oncológico pode afetar as células espermáticas", esclarece.

Homens que venceram essa doença, sonham em ter um filho e já estão saudáveis, podem buscar auxílio em soluções facilmente encontradas em farmácias para conseguirem engravidar. "Os chamados lubrificantes de fertilidade, como o Conceive Plus, são ideais para quem busca ter um filho. Esse produto ajuda na mobilidade do espermatozoide, e faz com que eles sobrevivam por até 72 horas. Quanto mais tempo os espermatozoides forem capazes de fecundar um óvulo, maior a probabilidade de coincidir com a ovulação da mulher no período fértil".

Embora o câncer de próstata seja mais frequente em homens com mais de 50 anos, há registros de casos após os 40. Abaixo dessa faixa de idade, a incidência da doença é considerada rara.

A alimentação também pode ser um importante fator natural para auxiliar homens que desejam ter filhos, tanto na prevenção quanto durante o tratamento do câncer. "Alimentos como abacate, peixes, como o salmão, castanhas, ovos e sementes podem contribuir para o tratamento da fertilidade masculina. Nutrientes como vitamina D, vitamina E, e selênio são importantes para a melhora da qualidade e da motilidade dos espermatozoides", esclarece a nutricionista Carol Faria, que é especialista no tema fertilidade.

Mas, a especialista faz uma ressalva. "Contar somente com a ajuda da alimentação pode não ser suficiente. Casais saudáveis que buscam engravidar devem fazer uso de um lubrificante de fertilidade, como o Conceive Plus, que chegou no Brasil neste ano e foi aprovado pela Anvisa, para realizarem o sonho da chegada de um bebê".

Alfapress Comunicações