Congresso de endocrinologia capacita profissionais da saúde sobre doença rara que pode causar diabetes e hipertrigliceridemia

Nos dias 8 e 9 de novembro, no auditório da Faculdade de Petrolina (Facape), em Petrolina, Pernambuco, acontecerá a 21ª edição do Endo São Francisco, congresso de endocrinologia realizado pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional de Pernambuco (SBEM PE).

A iniciativa visa levar informação para médicos e estudantes do Vale do São Francisco - região que abrange municípios de Pernambuco e da Bahia. Com a presença de especialistas renomados, a programação contará com uma série de palestras focadas em temas relevantes e atuais da endocrinologia.

Um dos destaques será a palestra "Uma visão geral sobre lipodistrofias", ministrada pela endocrinologista do Instituto de Endocrinologia de Pernambuco (IEP), Lucia Cordeiro.

O simpósio, previsto para o dia 8 de novembro às 21h25, trará uma abordagem sobre as lipodistrofias, que são doenças raras caracterizadas pela perda variável do tecido adiposo (gordura), sem evidência de perda de peso por não alimentação ou por aumento de gasto energético e complicações metabólicas. Entre os tipos que serão discutidos, estará a lipodistrofia parcial familiar (LPF), uma forma genética da doença em que o tecido adiposo se distribui de forma anormal. "Quem tem LPF costuma apresentar menos gordura nas pernas e braços e maior acúmulo em áreas como o pescoço e a face", comenta a endocrinologista. "A conscientização e reconhecimento desse padrão permite que médicos suspeitem da condição apenas pela avaliação visual, o que facilita o diagnóstico. Uma das características mais marcantes de quem tem LPF é a aparência de um corpo musculoso bem como veias saltadas."

A especialista reforça, também, a importância de identificar a enfermidade com antecedência. "Conhecer a doença, seus sinais e sintomas, e como fazer o manejo adequado facilita tanto o encaminhamento para exames mais detalhados, quanto o início precoce do tratamento adequado, que pode ajudar a prevenir complicações metabólicas graves, como resistência à insulina e problemas relacionados à diabetes como cegueira e doença renal, problemas cardiovasculares, pancreatites e acúmulo de gordura no fígado que pode evoluir para cirrose hepática, por exemplo. Esse congresso é uma oportunidade única para tornar a informação acessível, capacitar os profissionais da área e melhorar o diagnóstico de doenças raras, proporcionando mais qualidade de vida aos pacientes", finaliza.

Serviço | Endo São Francisco 2024

Data: 8 e 9 de novembro de 2024

Local: Auditório da Faculdade de Petrolina (Facape) - Campus Universitário, s/n. Vila Eduardo - Petrolina - PE CEP: 56.328-903

Inscrições: Gratuitas, antecipadas (link) ou no local.

Ascom