Desde o dia 05 até esta quinta-feira (7), o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), participa do VII Simpósio Norte e Nordeste de Bioinformática (SNNB 2024).
O evento transforma o Cine Teatro da Univasf em um centro de inovação e conhecimento científico.
Com o tema central “Integração de dados multiespécies para valorização da biodiversidade”, o evento traz à tona a importância da bioinformática e da valorização da biodiversidade, proporcionando aos participantes uma experiência científica completa e interativa. O Cemafauna, referência em pesquisa científica e conservação da fauna do bioma Caatinga, tem presença marcante no evento. Com foco em promover a educação científica, o Cemafauna leva seu conhecimento para o público, em especial crianças e adolescentes, destacando o papel essencial da bioinformática e da pesquisa genética dos grupos de fauna para a preservação da biodiversidade no sertão nordestino.
A pesquisadora Jéssica Viviane destacou o papel do Cemafauna em atividades como o “Bioinformática nas Escolas”, realizado no dia 05/11. Segundo ela, “o objetivo foi aproximar alunos e professores do ensino médio de Petrolina do universo da bioinformática, mostrando na prática como esses estudos são executados”. A pesquisadora ressaltou também a importância do “Bioinfo KIDS”, um espaço acolhedor onde pais cientistas podem participar do evento com suas crianças, que têm acesso a oficinas sobre a fauna da Caatinga, microbiologia, entre outras atividades lúdicas. “Esses espaços são fundamentais para promover a inclusão das famílias nos ambientes acadêmicos”, completou Jessica.
O professor João Gouveia, coordenador do evento, destacou a importância da criação da área Kids, projetada para oferecer um ambiente acessível e acolhedor para que mães e pais pesquisadores possam participar do evento na companhia de seus filhos. “Nossa intenção é permitir que as crianças também vivenciem uma experiência enriquecedora enquanto seus pais estão imersos nas discussões científicas. Toda a programação foi pensada não apenas para entreter, mas também para divertir e educar essas crianças. Assim, as atividades são educativas, proporcionando aos pequenos a oportunidade de saírem daqui não só com boas lembranças, mas também com um novo repertório de conhecimentos,” explicou.
O SNNB 2024 é realizado no Cine Teatro da Univasf, e a programação segue até amanhã e inclui minicursos, conferências e mesas-redondas conduzidas por pesquisadores de destaque, além de uma sessão de trabalhos científicos. O Cemafauna aproveita o evento para expandir o diálogo sobre a preservação ambiental e a educação científica, oferecendo ao público novas perspectivas sobre a biodiversidade e a importância das espécies da Caatinga.
Ascom
0 comentários