Aciaj Juazeiro, CDL e Sindilojas constroem solução para garantir o avanço das obras da Travessia Urbana em Juazeiro

Mais um passo à frente para minimizar os riscos financeiros às unidades econômicas do Arco da Ponte em Juazeiro e as entidades comerciais Aciaj Juazeiro, CDL e Sindilojas são peças fundamentais para construção de melhores soluções neste momento em que a obra da Travessia Urbana avança para a cabeceira da Ponte Presidente Dutra, e exige providências imediatas para deslocamento dos 24 boxes que funcionam no local. 

Faltando 60 dias para a nova gestão municipal assumir a administração do município, a reunião que ocorreu nesta quinta-feira (31), foi determinante para o realinhamento das tratativas. O vice-prefeito eleito Tiano Felix e Clériston Andrade, membro da equipe do prefeito eleito, Andrey Gonçalves, estiveram na reunião com os permissionários e a equipe do DNIT-BA . 

Ficou acordado que será disponibilizado um aluguel social para os permissionários, e a nova gestão analisará a possibilidade de indenizar este público e reestruturar o projeto arquitetônico e financeiro para a construção de um Terminal de Vans com área para gastronomia e boxes para acolhimento destes comerciantes do Arco da Ponte. A administração municipal assumiu este compromisso, visto que também, avaliará junto ao DNIT, a possibilidade de indenizar os comerciantes até que as obras do novo espaço seja concluído para a realocação destes permissionários.

Neste novo cenário de negociação, intermediado pelas entidades comerciais de Juazeiro, Aciaj, CDL e Sindilojas, que têm como missão defender a saúde financeira do comércio varejista e atacadista local, foi estendido o prazo para a saída dos comerciantes dos boxes. Eles têm até o dia 04 de janeiro de 2025, para saírem definitivamente da área da ponte para que as obras da Travessia Urbana continuem avançando. "Os permissionários ganham um novo prazo para desocuparem a área e para que não haja atrasos nas obras de Juazeiro. A convite da Aciaj sempre buscamos o diálogo para a construção de soluções imediatas e a obra continuar avançando. Três viadutos ficarão prontos até o mês de dezembro e precisamos trazer toda a nossa estrutura para continuar as obras na cabeceira da Ponte", pontuou Roberto Alcântara, superintendente do DNIT-BA.

Como presidente da Aciaj, o Economista George Falcão, ressaltou que as entidades comerciais buscaram promover o entendimento entre os órgãos responsáveis pela obra, com a perspectiva de atenuar os problemas que refletem sobre a sociedade de uma obra desta magnitude. "Desde o início buscamos a facilitação do diálogo para minimizar os efeitos da obra e evitar os prejuízos financeiros aos comerciantes locais". 

Em comum acordo, o vice-prefeito eleito, Tiano Felix, e Cleriston Andrade garantiram a construção de uma minuta para a elaboração de um Projeto de Lei que garanta a seguridade social destes permissionários até que um espaço definitivo seja construído pela Prefeitura Municipal de Juazeiro, a partir do ano que vem.

Também ficou acordada, para os próximos dias, a realização de mais uma reunião com o prefeito eleito, Andrey Gonçalves, que cumpre agenda na capital baiana, e não estive presente na tarde desta quinta na sede da Aciaj. 

 

Ascom