Mães relatam dificuldades para seguir com os calendários de imunização por falta de vacina em Juazeiro

Mães relatam a REDEGN dificuldades para seguir com os calendários de imunização por falta de vacina contra a varicela, também chamada de catapora, em Juazeiro. A Secretaria de Saúde (Sesau) reforça mais uma vez que aguarda o abastecimento, por meio do estado, do imunizante que protege contra a varicela (catapora)

A vacina contra catapora é uma das quatro vacinas previstas pelo Calendário de Vacinação do Ministério da Saúde para crianças de quatro anos de idade. Para essa faixa etária, o órgão prevê quatro vacinas essenciais: DTP (Difteria, Tétano e Pertussis), febre amarela, poliomielite (VOPb) e varicela.

Segundo a Confederação Nacional de Municípios, mais de 1.200 cidades afirmam que estão sem estoque do imunizante. O levantamento aponta, ainda, que a média de desabastecimento é superior a 90 dias.

Segundo o Ministério da Saúde, a normalização do repasse da vacina contra a catapora deve ser realizada apenas no primeiro semestre de 2025.

A pasta alega que o laboratório responsável pela produção do imunizante contra a doença tem enfrentado problemas técnicos que afetaram a regularidade da distribuição. Por isso, de acordo com o Ministério, são realizadas compras emergenciais com outros fornecedores nacionais e internacionais.

Ainda assim, a capacidade de fabricação e de entrega dos laboratórios não atende à necessidade integral do Programa Nacional de Imunizações.

redegn Texto Ney Vital arquivo redegn