O ano de 2024 trouxe um marco importante para o Colegiado de Educação Física (Cefis) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf): os 15 anos do início de suas atividades. Criado a partir da adesão da Univasf, em 2008, ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), a aula inaugural do curso de Educação Física, ofertado no Campus Sede, em Petrolina (PE), foi realizada em 3 de agosto de 2009.
Para marcar a data, o Cefis lançou uma logo oficial comemorativa e celebra a trajetória de uma década e meia de conquistas, aprendizados e de formação de profissionais competentes para a região.
Atualmente, o Cefis conta com um corpo docente composto por 25 doutores e doutoras, além de dois Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs): um assistente em administração e um técnico em Educação Física. O Colegiado é coordenado pelo docente Ubiratan Silva Alves e tem como vice-coordenadora a professora Fabíola Bertú Medeiros.
“Chegar aos 15 anos é algo representativo para todos aqueles que já fizeram parte do Cefis. Durante esse tempo, todos trabalharam e contribuíram para a construção da nossa história, para o reconhecimento do curso e para a consolidação da Univasf como uma instituição formadora de profissionais qualificados para toda a região do Vale do São Francisco”, ressalta a vice-coordenadora Fabíola. Dentre as conquistas alcançadas ao longo dos anos, ela destaca a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF), do curso de Licenciatura EaD, além da organização de eventos de grande porte com a temática voltada para a Educação Física.
O curso possui projetos de extensão que atendem à comunidade. |
A atuação do Cefis também se evidencia pelo desenvolvimento de pesquisas e atividades extensionistas. Hoje, o Colegiado abriga nove projetos de extensão que atendem à comunidade interna e externa da Univasf, tendo como objetivo promover a prática de atividade física gratuita e supervisionada para diferentes públicos, de crianças a idosos. Entre esses projetos, destacam-se iniciativas que já têm mais de cinco anos de existência, como os de Natação, Hidroginástica e Capoeira. Essas ações também são importantes para a formação dos discentes, que podem colocar em prática o que aprendem em sala de aula.
Com entrada única no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os estudantes podem optar, no 5º período, pelo grau de Licenciatura e Bacharelado ou cursar os dois simultaneamente. Hoje, são 276 estudantes matriculados no curso. Criador da logo comemorativa pelos 15 anos do Cefis, Yan Kleber Santos Furtado, é um deles. No 3º período do curso, o discente, que escolheu Educação Física pelo desejo de ensinar e ajudar outras pessoas a se desenvolverem por meio do esporte, faz parte do Programa de Educação Tutorial (PET) em Biomecânica. Yan Kleber também já teve a oportunidade de realizar estágios e atividades práticas que, segundo ele, apesar de desafiadoras, foram experiências muito valiosas para sua formação. “Espero adquirir o máximo de conhecimento possível até o final da graduação e aplicar tudo que aprendi na prática, seja em sala de aula, em uma quadra ou até mesmo em uma academia. Quero me preparar bem para enfrentar os desafios da minha futura carreira”, afirma Yan Furtado.
Yan Kleber (segundo da direita para a esquerda) em atividade prática do curso.
O egresso Flávio de Souza Araújo também teve sua vida marcada pelo curso de Educação Física. Ele se formou em 2014 em bacharelado e desde 2017 é servidor da Univasf, onde exerce o cargo de Técnico em Educação Física e auxilia os estudantes nas atividades desenvolvidas nos laboratórios de musculação, biomecânica e fisiologia do exercício. “Ao longo do curso tive a oportunidade de participar de atividades de pesquisa e extensão, oportunidades concedidas pelo PET-Educação Física, o que me direcionou para área acadêmica, concluindo o mestrado no Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde e Biológicas em 2017, também pela Univasf. Hoje estou finalizando o doutorado pela Universidade de Pernambuco (UPE)”, conta Flávio.
O decano do curso, professor Rodrigo Gustavo da Silva Carvalho, afirma que é uma honra ver a trajetória de construção e consolidação da graduação na Univasf. “Fico feliz, pois o trabalho que todos, docentes e técnicos, vêm fazendo é refletido nos ótimos índices de avaliação de graduação. Os membros do Cefis têm um propósito coeso de entregar um ensino de qualidade e reivindicar investimentos para o curso”, diz.
Com muito a comemorar, Fabíola Medeiros vislumbra um futuro de ainda mais conquistas. “Estamos ainda no início do nosso caminho, já que um curso de 15 anos é muito novo, comparado com cursos mais consolidados. Acredito que nosso curso continuará no caminho da excelência na formação de profissionais capacitados para atuar tanto em escolas quanto em academias, piscinas, quadras e diversos outros ambientes”, finaliza a vice-coordenadora do Cefis.
Portal Univasf
0 comentários