Implementada pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), em fevereiro de 2022, com recursos próprios, a Unidade Móvel Odontológica (UMO), tem como objetivo dar suporte às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que estão em reforma, com os equipamentos em manutenção, e áreas descobertas ou distantes das UBSs. A unidade que realiza procedimentos como restaurações, extrações dentárias, limpezas, aplicação de Flúor além dos encaminhamentos para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), contabilizou de janeiro a outubro de 2024, cerca de 3 mil atendimentos.
A UMO também dá suporte aos Residenciais, comunidades quilombolas, e equipamentos de assistência social do município o Centro POP, que atende a população em situação de rua, Lar São Vicente, Pastoral da Mulher, APAE, entre outros.
Na data em que se comemora o Dia Nacional do Dentista, 25 de outubro, a gestão Suzana Ramos ressalta os investimentos para garantir o acesso dos juazeirenses aos serviços de saúde na área odontológica. Na gestão Suzana Ramos foram recuperados cerca de 30 consultórios odontológicos, fazendo com que o atendimento da população seja restabelecido nas UBSs.
Saúde Bucal
Ao todo, Juazeiro conta com 53 consultórios odontológicos na Atenção Básica, com 30 atendimentos eletivos e mais 23 para atendimento de urgência. A Prefeitura de Juazeiro adquiriu durante a atual gestão novos equipamentos e materiais além de reativar consultórios que estavam sem funcionamento.
CEO
Juazeiro possui dois Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs): o CEO João Paulo II (Tipo 3), que possui 13 especialistas, e o CEO Centro (Tipo 2). O CEO realiza atendimento odontológico de especialidades como: prótese, odontopediatria, cirurgia, endodontia e periodontia, além de atendimento clínico e a especialidade em Disfunção Temporomandibular (DTM). O CEO Centro está em reforma e fica localizado no bairro Maria Goretti, área central de Juazeiro para facilitar o acesso da população.
Serviços diversos
Além dos atendimentos clínicos ofertados pelas equipes de saúde bucal, outras atividades são desenvolvidas como a promoção da saúde bucal, realizadas mensalmente por todas as equipes, incluindo escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor e palestras educativas.
Iana Lima – Ascom Sesau/PMJ Fotos: Ascom PMJ
1 comentário
25 de Oct / 2024 às 22h43
O povo não é mais bestar não! São tantos dentistas sem trabalhar porque não está funcionando e os consultório estão em péssimas condições.a gestão não faz esses profissionais atender em outros lugares que tá funcionando bem os consultórios .uma péssima gestão não ligar para a população que precisa dos serviços acordar gestão.