Univasf está com inscrições abertas para primeira turma do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva

O Programa de Mestrado em Educação Inclusiva (Profei) realiza processo seletivo com a oferta de vagas para as 28 Instituições de Ensino Superior associadas ao programa, dentre elas a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que oferece 20 vagas para compor a sua primeira turma do mestrado profissional.

Podem se candidatar portadores de diploma de graduação em licenciatura que sejam professores das redes públicas municipal, estadual e federal de educação básica.

O Profei é um curso híbrido com oferta simultânea nacional, promovido pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) “Júlio de Mesquita Filho”, Campus Presidente Prudente. Na Univasf, o curso é oferecido no Campus Serra da Capivara. As inscrições para a seleção estão abertas e podem ser realizadas até o dia 7 de novembro.

Os interessados devem se inscrever através do Sistema de Seletivos da Profei. A lista completa dos documentos que os candidatos devem anexar no ato da inscrição consta no Edital Nº 02/2024. Dentre as vagas disponibilizadas, são 15 para Ampla Concorrência e 5 com base nas políticas afirmativas de pós-graduação da Univasf. As vagas também são distribuídas com base nas três linhas de pesquisa do mestrado: 3 para “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, 2 para “Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva” e 15 para “Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva”.

O processo seletivo constará de quatro etapas: homologação da inscrição, de caráter eliminatório; análise de documentos para pontuação, de caráter classificatório; e análise do projeto de pesquisa e entrevista, ambas de caráter eliminatório e classificatório. A pós-graduação será oferecida na modalidade semipresencial, com previsão para início das aulas em 2025. O resultado final da seleção será divulgado no dia 10 de março de 2025.

No total, as instituições associadas ao Profei oferecem 570 vagas no processo seletivo. O objetivo do programa é desenvolver um processo formativo profissional que permita buscar meios para efetivar uma sociedade inclusiva, no sentido de que a escola realize metodologias inovadoras, de modo que os estudantes do eixo da educação inclusiva possam aprimorar seu potencial e habilidades no ambiente escolar e em seu cotidiano, tanto no contexto social, familiar quanto profissional.

Mais informações sobre a seleção podem ser encontradas no Edital ou através do e-mail: [email protected].

Portal Univasf Foto Emerson Rocha g1 Petrolina