Com a junção da arte da fotografia e do bordado, a exposição Sertão Bonito Bordado de Flor, das artistas e primas Héllyda Cavalcanti e Ana Teresa Quesado, tem como objetivo transcender as fronteiras entre artes visuais e artesanato, proporcionando ao público uma imersão na atmosfera singular do sertão nordestino.
Utilizando a técnica de bordar sobre as fotografias, as obras são uma celebração dessa afinidade, colaboração que reflete anos de trocas de conhecimento e inspiração. O contexto de realização abraça a diversidade cultural e geográfica do sertão, explorando suas nuances através das lentes fotográficas e das agulhas de bordado.
A abertura da exposição está marcada para a sexta, 25/10, às 17h horas, no Café de Bule (R. Antônio Santana Filho, 353 - Centro, Petrolina - PE, 56302-300). A exibição gratuita das obras carrega a riqueza estética e cultural do que é ser nordestino, além de apresentar memórias afetivas das artistas, que tiveram suas infâncias marcadas por Petrolina e o Sertão Pernambucano.
Para Héllyda, a exposição representa uma forma de escrever poesia com linhas e agulhas.
"Bordar as imagens do sertão, com Teresa, é uma conexão nossa com a terra, o sertão e com a nossa avó. É trazer o colorido, a imaginação e a fluidez para imagens tão comuns em nosso cotidiano. Fui buscar nas mãos de outras avós, através do projeto "A avó veio trabalhar" desenvolvido em Lisboa, o bordado que faltava", disse.
Ana ressalta que o projeto é uma encantadora fusão entre suas fotografias e os bordados de sua prima Hellyda.
"Aqui, imagens do cotidiano sertanejo ganham vida através de fios coloridos, criando um universo mágico que nos transporta para as memórias vibrantes da nossa infância no sertão. Cada detalhe bordado é um lembrete carinhoso das cores e sensações que moldaram nossos dias, trazendo à tona a nostalgia das risadas e dos sabores que nos acompanharam. Uma verdadeira celebração do passado, costurada com amor e criatividade!", afirma.
Sobre as artistas-Héllyda Cavalcanti é uma profissional da área de produção cultural e audiovisual, com uma trajetória diversificada e internacional. Sua jornada começa como assistente de produção bilingue no Projeto Amazon, onde aprimora suas habilidades em logística e organização.
Em seguida, atua em eventos como "Utopias/Maricá" e "Emergências/RJ". Também atuou como fotógrafa documental correspondente da Mídia Ninja. Na Escola Sertaneja de Cinema, atua como produtora e monitora. atuou também como assistente de fotografia para o Canal Brasil durante o Cine-PE.
Voluntária no projeto Erasmus Ayni da ONG Mirim Brasil, em 2018, sua carreira internacional inclui a coordenação de produção bilingue e fotografia para o programa de TV "Andante" em Cuba e como assistente de produção no programa "Se Cria Assim". Trabalhou como assistente de produção e fotografia em projetos variados, incluindo fotografia arqueológica para a Fundação Seridó e programas de TV como "Luz do Sertão" e "A Torre e o Dirigível dos Sonhos".
Graduada em Relações Internacionais na Faculdade Integrada do Recife e também possui Carrera en Fotografia na ENFO - Escuela Nacional de Fotografia em Buenos Aires e iniciou pós graduação em Narrativas Contemporâneas da Fotografia e do Audiovisual na UNICAP.
(Universidade Católica de Pernambuco) no período de 2012 a 2014. Seus trabalhos foram nos Filmes: Curta "A Felicidade Não É Deste Mundo" (2013) Roteiro e Direção de Séphora Silva, como Still e Making of, no "Programa Toda Música" (2013) Roteiro de Tila Chitunda e Direção de Alan Oliveira, como Still e Making of e no Filme "Te sigo" (2016) Direção de Cecília Araújo, como assistente de fotografia e Logger.
Fotografou, filmou e editou filmes de vários festivais de arte e cultura alternativa que se encontram no seu canal no Youtube e em seu perfil do lnstagram. Hoje em dia é artista visual fotógrafa e proprietária do Studio Aurora Foto Vídeo em Petrolina-PE.
0 comentários