A equipe médica da UPAE Petrolina participou nesta terça-feira (22), de capacitação em toxicologia clínica. A aula foi ministrada pela coordenadora do Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (CIATox/PE), Rogéria Brito.
O momento oportunizou que os profissionais pudessem discutir como deve ser o atendimento inicial aos pacientes vítimas de intoxicação ou de acidentes com animais peçonhentos, como cobras e escorpiões, dando agilidade à assistência ao paciente.
"Essa instrução técnica que fazemos com hospitais e upas é para manter esse grau de dados para o bem do paciente. A UPA nesse caso não é referência, mas é também uma porta de busca desse paciente e para isso precisa nos notificar para que esse paciente possa ser acompanhado até a sua alta", explicou a coordenadora da CIATox.
O coordenador médico da unidade, José Roberto Rocha, agradeceu a parceria junto a CIATox e reforçou a política de qualificação da equipe. "Apesar de não sermos referência é valido conhecer todos os protocolos e condutas que o sistema necessita para que o encaminhamento do paciente se de forma segura. Para toda nossa equipe foi um momento muito enriquecedor".
Em caso de dúvidas, a população e os profissionais de saúde podem ligar para o 0800 722 6001, central telefônica do CIATox que funciona 24 horas por dia.
0 comentários