Ciência e Conservação: Bolsista do Cemafauna é premiada em evento do ICMBio

A bolsista Maria Isabel Pinheiro de Almeida, do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), foi premiada entre os melhores trabalhos apresentados no XV Seminário de Pesquisa e XVI Encontro de Iniciação Científica do ICMBio, realizado entre os dias 4 e 10 de outubro na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em Brasília-DF. A pesquisa premiada, orientada pela professora e pesquisadora Aline Andrade, investigou o impacto de abelhas africanizadas nas áreas de proteção da Ararinha-azul em Curaçá-BA.

O estudo intitulado "Monitoramento de abelhas africanizadas no Refúgio de Vida Silvestre e na Área de Proteção Ambiental da Ararinha Azul" é parte das ações do PAN Ararinha-azul. O trabalho buscou compreender como a presença dessas abelhas pode limitar as oportunidades de nidificação (criação de ninhos) das ararinhas, impactando diretamente o sucesso da sua reintrodução no ambiente natural.

"Ter esse reconhecimento é uma grande conquista, não apenas pessoalmente, mas para todo o grupo de pesquisa. Isso reforça a relevância de todo o trabalho feito para a conservação e nos motiva a seguir contribuindo para o desenvolvimento científico e ambiental", celebrou Maria Isabel ao falar sobre o prêmio.

A pesquisadora Aline Andrade destacou a importância da premiação para o Cemafauna e seus bolsistas e estagiários: "Essa conquista é um reflexo da qualidade dos projetos desenvolvidos no Cemafauna, do esforço e dedicação dos nossos bolsistas. Iniciativas como essa mostram como a pesquisa científica pode gerar impacto significativo na conservação de espécies ameaçadas e tão importantes para a biodiversidade da Caatinga", reforçou Aline.

Além de Maria Isabel, os demais bolsistas Igor Ribeiro Silva, Ludwig Lima Nunes, e Sara Letícia Barbosa Rodrigues dos Santos também participaram do evento com seus artigos em exposição.


 

Ascom Jaquelyne Costa/Cemafauna