A REDEGN obteve a informação, de acordo com o Laboratório de Meteorologia da Universidade Federal do vale do São Francisco foi registrada a maior temperatura do ano observada até agora, o que ocorreu na estação meteorológica automática do Campus Juazeiro-Bahia.
A temperatura foi de 38,2 °C na quinta-feira e ocorreu precisamente às 13h:59 em Juazeiro. No dia anterior (09/11/2024) já haviamos registrado o recorde temperatura do ano de 2024 na estação automática do campus Ciências Agrárias (Petrolina-PE), que chegou ao valor de 37,2 °C às 15h:55.
O Meteorologista do LABMET/UNIVASF, doutor Damasceno de Oliveira, Alerta para a Baixa Umidade que foi registrada no final de semana abaixo de 20%, o que requer atenção devido ao seu impacto nas vias aéreas.
Em Petrolina após vários dias de calor intenso, com temperaturas acima dos 35 graus, está semana deve ser mais amena em Petrolina. Segundo gerente de meteorologia e mudanças climáticas da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) , Patrice Oleira, a região terá um aumento da nebulosidade e chuvas isoladas.
“Uma frente fria que está sobre a Bahia está instabilizando a atmosfera e isso vai fazer com que ocorram essas chuvas e as temperaturas fiquem mais amenas na região”, explicou Patrice.
Até sábado (19), a temperatura em Petrolina ficará entre a mínima de 23º e máxima de 35º. Além da redução da temperatura, a expectativa é pelo aumento do nível de umidade do ar, que estava abaixo de 30% nos municípios do Sertão.
Redação redegn Foto italo Duarte
0 comentários