UMA VITÓRIA INESPERADA E O RECADO DA PERIFERIA: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA

As eleições municipais realizadas no último dia 06 de outubro na cidade de Juazeiro, foram  emblemáticas com um resultado inesperado que gerou um novo cenário na politica local.

Entre os atores pode-se mencionar o protagonismo do candidato Andrey Gonçalves caracterizado como duplamente novo, visto que, tem apenas 39 anos, tendo menos de um ano como filiado num partido politico, no caso o MDB, saindo-se vitorioso em sua primeira disputa.

Vários postulantes com anos de militância politica no municipio até tentaram  candidatar-se, mas, não o fizeram: Isaac Carvalho por inelegibilidade  e Joseph Bandeira que apoiou a reeleição de Suzana Ramos e resolveram enfrentar a Federação PT/PC do B/PV e ao próprio Governador Gerônimo Rodrigues, não acreditando na força do jovem  Andrey da Caixa.

Todos os prognósticos evidenciavam mais uma vitória de Suzana Ramos que fez uma campanha de grande visibilidade e um enorme apelo midiático, mostrando pesquisas em que os números lhe davam uma vitória tranquila.

Por outro lado, Andrey Gonçalves usou os apoios do Governador Gerônimo Rodrigues, do Senador Wagner, do Ministro Rui Costa e do próprio Presidente Lula como trunfo de sua campanha, ao contrário de sua oponente, esvaziada de apoios, nos governos estadual e federal. No entanto, mesmo com toda essa importância dos apoios, foi a periferia da cidade e grande parte da zona rural que desempenharam um papel fundamental no resultado das eleições, o mais significativo.

Esses locais não aprovaram nas urnas a gestão atual, impondo-lhe uma derrota implacável: os bairros do Quidé, Argemiro, Malhada da Areia, as três Pirangas, Itaberaba, Tabuleiro, João Paulo II e os residenciais, entre outros deram uma vitória esmagadora a Andrey da Caixa.

De igua modo, as localidades de Rodeadouro, Lagoa, Curral Novo, Campo dos Cavalos, Baraúnas e outros que se localizam  no  Vale do Salitre, assim como  Maniçoba, Campos e Lagoa da Pedra, nos perímetros irrigados, deram respostas positivas à mudança de gestão, apostando no candidato novo.

Na verdade, essas localidades deram um recado aos perdedores e aos vencedores. Nada contra Suzana nem a favor de seu oponente, as pessoas votaram contra a falta de água, falta de saúde pública, falta de transporte escolar de qualidade, enfim, eles deram uma nota negativa  a atual gestão, já dizendo para a futura: CUIDA, para não ser reprovada daqui há quatro anos.

Tony Martins - Pedagogo e Radialista